Por que o útero aumenta de tamanho?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

As principais causas de aumento uterino são: a presença de adenomiose, miomas e tumores. No entanto, é importante saber que devido às condições normais, o tamanho do útero pode variar ao longo da vida da mulher.

Localizado entre a bexiga urinária e o reto, o útero pode variar de tamanho e forma, de acordo com a idade, número de filhos e a estimulação hormonal. Em uma mulher adulta, seu volume normal tem em média de 50 cc a 90cc.

Conforme a idade gestacional avança, o útero aumenta de tamanho para acomodar o feto em crescimento. No terceiro mês de gravidez, o útero é aproximadamente do tamanho de uma toranja. Até o final da gravidez, pode chegar ao tamanho de uma melancia, estendendo-se até o final do abdômen da mulher.

O útero é um órgão que apresenta um formato que lembra uma pera e possui cerca de 7,5 cm de comprimento, 5 cm de largura e 2 cm de colo. Na mulher que nunca teve filhos, o útero pode apresentar cerca de 40 a 60 gramas; já na mulher que já teve bebês, ele pode apresentar entre 60 e 80 gramas.

Na menopausa, o endométrio deve ter espessura menor que 5mm. Já nas mulheres que fazem reposição hormonal, a espessura do endométrio pode atingir até 8mm. Quando são identificados no ultrassom valores acima destes limites, é diagnosticado o espessamento endometrial.

Essas alterações são conhecidas como lesões precursoras e são completamente curáveis ​​na grande maioria dos casos. No entanto, se não forem tratados, eles podem se transformar em câncer depois de muitos anos.

Se o útero estiver aumentado e você já estiver com a menstruação atrasada, há chances de que haja uma gravidez à caminho. Caso não esteja, então espere o atraso menstrual e faça um teste HCG para tirar a dúvida. Só salientando que para verificar as medidas do útero é preciso fazer um ultrassom pélvico ou transvaginal.

Via vaginal: a remoção do útero é feita por meio da vagina, indicado quando o órgão não apresenta variação de tamanho (você sabia que o útero é do tamanho de uma pera?).

3. Fica mais dilatado durante a menstruação. O colo do útero fica mais aberto durante o período de menstruação para facilitar a entrada do espermatozóide.

A maioria dos miomas são pequenos, com menos de 5cm. Desta forma, não fazem engordar ou crescer a barriga. Somente miomas muito grandes fariam a barriga crescer. No entanto, eles são muito raros e acometem mulheres que ficaram muito tempo sem acompanhamento de rotina e tratamento.

Verdade. O que pode acontecer é o mioma aumentar o volume do abdômen da mulher e, algumas vezes, causar uma sensação de barriga dura, inchada.