Quando surgiu o termo homeostase?

Perguntado por: rmenezes8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

O termo, que é uma junção dos radicais gregos homeo (o mesmo) e stasis (ficar), foi criado por Walter Canon, em 1929, e foi inspirado na ideia de meio interno fixo proposta por Claude Bernard.

Homeostase é um termo criado por Walter Cannon, utilizado para indicar um estado de equilíbrio do meio interno, independente das alterações que acontecem no meio externo. O meio interno pode ser definido como o líquido que circula nas nossas células (líquido intersticial).

Homeostase é a capacidade do organismo de apresentar uma situação físico-química característica e constante, dentro de determinados limites, mesmo diante de alterações impostas pelo meio ambiente.

O termo homeostase vem do grego antigo hómoios, que significa “semelhante”; hístēmi, “parado”; e estase, de stásis, “em pé”.

Homeostase é a tendência a resistir a mudanças a fim de manter um ambiente interno estável, relativamente constante. Homeostase normalmente envolve ciclos de retroalimentação negativa que neutralizam mudanças de várias propriedades de seus valores-alvo, conhecidos como pontos de ajuste.

Estudos recentes subdividem a homeostase em três:

  • Ecológica: refere-se ao equilíbrio em nível planetário.
  • Biológica: corresponde a manutenção do ambiente interno, ou seja, seus fluidos corporais.
  • Humana: além dos fluidos inclui fatores como temperatura, salinidade, pH e concentrações de nutrientes.

Homeostasia refere-se ao equilíbrio dinâmico do organismo como um todo. Já hemostasia, refere-se ao processo fisiológico de prevenção e/ou interrupção de sangramentos e hemorragias. Homeostase é a habilidade de manter o meio interno em constante equilíbrio, funcionando contra as mudanças no meio externo.

Qual é o contrário de homeostase? Homeostase é o processo de estabilidade fisiológica de um organismo vivo, enquanto a alostase caracteriza os mecanismos que garantem esse equilíbrio.

A homeostase pode ser definida como a capacidade do organismo de manter o meio interno em equilíbrio apesar das alterações do meio. O corpo humano, para funcionar adequadamente, deve estar em equilíbrio.

A melhor palavra para traduzir a compreensão do estudo da homeostase é o equilíbrio dinâmico.

Homeostase, ou homeostasia (do grego homeo: similar/igual e stasis: estático), é a condição estável em que um organismo ou objeto de estudo deve permanecer para realizar suas funções adequadamente, de forma a manter-se em equilíbrio.

A função principal da homeostase é regular os incontáveis processos que acontecem no corpo de maneira a mantê-lo dentro de uma condição normal. Se não tivéssemos essa capacidade, certamente, já teríamos sido extintos ou, no mínimo, estaríamos em uma posição bastante inferiorizada na cadeia alimentar.