Como psicólogo avalia TDAH?

Perguntado por: aantunes2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Em geral, o diagnóstico do TDAH inclui a anamnese, testes psicológicos, , avaliação do histórico de vida e exames clínicos. Assim que o TDAH tem o seu diagnóstico concluído, os profissionais responsáveis devem encaminhar o paciente para diferentes profissionais para um tratamento multidisciplinar ou transdisciplinar.

O diagnóstico do TDAH é realizado predominantemente através de uma minuciosa investigação clínica da história do paciente (Barkley, 1999), porém é possível e indicada a realização de um processo amplo, em que possam ser utilizados vários recursos instrumentais (entrevistas, escalas, testes psicológicos).

Além de ser capaz de diagnosticar condições de saúde mental, ela mapeia o impacto de lesões cerebrais no comportamento dos pacientes. O profissional responsável pela aplicação da avaliação neuropsicológica é o neuropsicólogo.

A suspeita do TDAH pode ser levantada caso os sinais sejam desproporcionais à idade da pessoa. Ou seja: quando a hiperatividade, falta de atenção, impulsividade, falas excessivas etc. atrapalham o desenvolvimento, as relações interpessoais e o trabalho, sendo recomendável procurar um especialista.

Em relação ao TDAH, é possível fazer o teste de TDAH online, chamado ASRS-18, que tem comprovação científica e serve de triagem e sugestão de que a pessoa que positivar no teste seria indicada a procurar um médico com experiência no diagnóstico, para uma melhor investigação.

Dentre as abordagens que complementam o melhor tipo de tratamento para o TDAH, encontra-se um tipo de psicoterapia, que chamamos de “Terapia Cognitivo Comportamental” que em nosso país é função exclusiva e reservada aos profissionais formados em psicologia ou psiquiatria.

O médico que diagnostica TDAH pode ser um neurologista, neuropediatra ou psiquiatra. Mas até mesmo o pediatra pode contribuir com o diagnóstico e, na sequência, encaminhar para um especialista. O psiquiatra é o especialista que analisa e trata as condições que interferem nas funções psíquicas.

Como principais estratégias utilizadas para tratamento de pessoas com TDAH os profissionais da área da Psicologia citaram: Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI);Terapia Cognitiva; Organização, Planejamento e Execução; Minimização de baixa autoestima e incentivo por meio de reforço; Estabelecimento de metas e ...

O protocolo geralmente é visitar o psiquiatra-neurologista que fará uma avaliação médica e neuropsicológica completa que será auxiliada, além da avaliação dos pais, a avaliação psicologia e ao histórico do paciente. Vença a desatenção e mostre a sua verdadeira capacidade oculta pelo TDAH!

Os problemas da ansiedade envolve nervosismo e medo, enquanto os sintomas do TDAH estão principalmente relacionamos a concentração e foco. O paciente com ansiedade tem dificuldade de se concentrar em situações que deixam ansioso como: Medo. Apreensão.

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

Para ser diagnosticada com TDAH, a criança deve apresentar sintomas em todos os ambientes, não apenas em casa ou na escola, e deve apresentar sintomas por pelo menos seis meses.

A suspeita do diagnóstico de TDAH deve ser levantada na presença de crianças com sintomas de hiperatividade, falta de atenção e/ou impulsividade que estão presentes desde a infância.

A atenção pode ser avaliada por meio de vários testes, escalas, atividades e observações clínicas do profissional psicólogo, preferencialmente, o psicólogo com formação em neuropsicologia. As queixas escolares estão relacionadas à falta de atenção e foco nas atividades, geralmente identificadas pelas professoras.

Dificuldade de concentração, agitação, distração e atitudes impulsivas podem ser sinais de TDAH, o transtorno de deficit de atenção com hiperatividade.

Ele se caracteriza por uma série de sintomas como, de desatenção, de inquietude e de impulsividade. "O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como avoadas, 'vivendo no mundo da lua' e geralmente estabanadas.