Quanto tempo a clamídia pode ficar no organismo?

Perguntado por: dlessa5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

O período entre a contaminação e a manifestação clínica é de aproximadamente 15 dias. Porém, em muitos casos, a clamídia é assintomática. Por isso, o risco de transmissão da doença é ainda maior. Alguns sintomas leves podem aparecer, e reconhecê-los o quanto antes faz a diferença para o tratamento.

Pode durar de meses a anos, se o paciente não for tratado. O tratamento eficaz rapidamente interrompe a transmissão. Clínico (principais sintomas): Entre dois e oito dias após relação sexual desprotegida, a pessoa passa a sentir ardência e dificuldade para urinar.

Embora a maioria das pessoas com clamídia não apresente sintomas, o que dificulta o diagnóstico, eles podem se manifestar de 5 a 10 dias após a infecção.

O tratamento para a clamídia é feito com o uso de antibióticos no intervalo de 5 a 10 dias. Outra recomendação comum é suspender as relações sexuais durante o período. Se a pessoa seguir a orientação médica corretamente, a doença pode sumir em até duas semanas.

O exame de sangue busca avaliar a presença de anticorpos específicos para clamídia. Quando esses anticorpos são encontrados, isso significa que a pessoa teve contato com a doença, mesmo que não exista qualquer manifestação evidente de sintomas.

Clamídia é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que na maioria das vezes causa infecção nosórgãos genitais, mas pode afetar também a garganta e os olhos. Pode afetar homens e mulheres com vida sexual ativa.

A azitromicina em dose única de 1 grama é o antibiótico mais prescrito. O paciente infectado deve ficar por pelo menos 7 dias sem atividade sexual após o início do tratamento (leia: Azitromicina: indicações, doses e efeitos colaterais).

Como a clamídia é diagnosticada? As secreções femininas e masculinas são analisadas para confirmar a presença da bactéria Chlamydia trachomatis, muitas vezes detectada nas mulheres durante o exame papanicolau de rotina.

Algumas DSTs provocadas por bactérias podem manifestar seus sintomas em algumas semanas como: gonorréia, clamídias, cancro etc.; outras provocadas por vírus podem levar um tempo maior, em alguns casos leva anos para manifestar a doença, como a Aids.

De forma geral, existem três grandes tipos de bactérias da mesma família: Chlamydia trachomatis (mais comum), Chlamydia pneumoniae (leva a doenças respiratórias) e Chlamydia psittaci (atinge aves e pode passar para os humanos).

PCR (reação em cadeia da polimerase)