Pode coçar a dermatite?

Perguntado por: uourique . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

“Prejudica a produtividade no trabalho e até mesmo a qualidade do sono. Muitos pacientes acabam ferindo a pele pelo prurido (coceira) intenso”. O tratamento adequado para dermatite deve ser acompanhado de alguns hábitos a serem inseridos na rotina.

Os ferimentos provocados por coçar a pele podem ser contaminados por bactérias ou vírus, devendo ser tratados pelo médico, com o uso de antibióticos. Alguns casos necessitam de internação hospitalar para controle adequado.

Para pessoas com dermatite atópica, a presença dos ácaros pode desencadear uma reação alérgica que resulta em coceira, vermelhidão e outras manifestações cutâneas.

Alguns fatores podem agravar ou desencadear a dermatite atópica e incluem: 1) sudorese excessiva (ambiente quente, variações repentinas de temperatura e roupas quentes), 2) baixa umidade no ambiente (aumenta o ressecamento da pele), 3) roupas de lã, tecidos sintéticos e ásperos (aumentam o prurido), 4) banhos longos ...

No geral, para diminuir as coceiras é válido tomar banhos com água mais fria, a água quente piora as alergias. Evite coçar a pele, remédios e pomadas antialérgicas ajudam a amenizar o incômodo, porém precisam de prescrição médica.

Banhos curtos e com água morna
Em vez disso, opte por banhos mais frios, que ajudam a aliviar a coceira e preservam a barreira de proteção da pele. Os banhos com água fria têm várias vantagens para a pele.

A dermatite de contato alérgica pode demorar várias semanas para desaparecer, depois que as pessoas não são mais expostas ao alérgeno. A dermatite de contato irritante geralmente se resolve mais rapidamente. Depois que as pessoas reagem a uma substância, elas geralmente reagirão pelo resto da vida.

Tratamento para dermatite atópica
Quem for diagnosticado com dermatite deve evitar o uso de cremes e hidratantes com muita química, como fragrâncias e corantes. Banhos longos e quentes também não são recomendados.

As crises precisam de ser controladas com anti-comichão, anti-inflamatórios e tratamentos dermatológicos anti-bacterianos.

Dermatite grave pode causar infecções
As complicações são mais comuns nos pacientes em que a dermatite está em estágio grave. Uma delas é a neurodermatite, que apresenta inicialmente sintomas parecidos com a dermatite, mas a intensa coceira agrava os sintomas, gerando um problema cíclico.

O maior problema de não se tratar a dermatite é que assim ela pode se tornar cada vez mais intensa e persistente. “No caso das dermatites de contato, podem ocorrer manifestações respiratórias após sucessivos episódios de contato com as substâncias que as provocam.

Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas. Já durante o dia, a produção hormonal reduz as reações inflamatórias e os sintomas tendem a diminuir.

Contra a coceira, é indicado tomar banhos rápidos e com água morna para fria, não passar buchas vegetais ou muito sabonete (que deve ser neutro), preferir roupas de algodão e evitar tecidos sintéticos. Para hidratar a pele, um especialista pode prescrever hidratante sem perfume ou pomada.