Qual é o nome do hormônio do estresse?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Acompanhe! O que é o hormônio cortisol? O cortisol é um hormônio esteroide que regula o humor, a motivação e o medo. Produzido nas glândulas adrenais, também é chamado popularmente de hormônio do estresse.

Estresse intenso, má alimentação, falta de sono e outros fatores podem contribuir para o aumento do cortisol. Felizmente, há várias estratégias que podem ajudar a manter os níveis de cortisol sob controle, incluindo práticas como meditação, yoga, exercícios físicos regulares, alimentação saudável e sono adequado.

Conhecido como o hormônio do estresse, o cortisol é um esteroide que está diretamente ligado a diversas atividades regulatórias de diferentes sistemas do corpo humano¹.

Tratamento do cortisol alto
No caso do aumento do hormônio por uma doença das suprarrenais ou da hipófise (Síndrome de Cushing), o tratamento é realizado encontrando o tumor ou a glândula que funciona em excesso. Assim, acontece a retirada cirúrgica.

Fontes de carboidratos e fibras
Exemplos: aveia, batatas, aipim, inhame, frutas, pães integrais, arroz integral, quinoa… Benefícios: Manter uma dieta com carboidratos de qualidade ajuda a reduzir os níveis do cortisol, que é um hormônio liberado em situações de estresse e jejum prolongado, por exemplo.

vitamina C

Como resultado, os principais sinais de estresse, como os níveis elevados de do hormônio cortisol e da pressão arterial, foram significativamente maiores naqueles que não receberam o suplemento vitamínico. Já os participantes que receberam a vitamina C relataram que se sentiram menos estressados.

Assim sendo, os sintomas da síndrome de Cushing são idênticos aos altos níveis de cortisol, que incluem:

  1. Ganho de peso.
  2. Pressão alta.
  3. Açúcar alto no sangue.
  4. Perda muscular e fraqueza.
  5. Inchaço do rosto.
  6. Depressão.
  7. Pele que machuca facilmente.
  8. Problemas para pensar com clareza.

O cortisol é um hormônio que tem papel importante para nos preparar pra acordar e executar diversas tarefas. Os níveis dessa substância no nosso organismo começam a subir entre 2 e 3 horas da manhã. Esse aumento é bem gradual e atinge o pico por volta das 8h30 da manhã.

O exame de cortisol avalia o nível de cortisol e pode ser feito com amostras de sangue, urina ou saliva. O valor de referência do nível de cortisol no sangue é: Manhã: 5 a 23 mcg / dL; Fim do dia: 3 a 16 mcg / dL.

O cortisol baixo pode causar sinais e sintomas como:

  • Depressão;
  • Fadiga;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Desejo repentino de comer doces.

DIMINUA O CONSUMO DE ALIMENTOS RICOS EM CAFEÍNA
A substância é estimulante e, então, faz que com os níveis de cortisol aumentem. Bebidas e alimentos que possuem a cafeína: café, chá mate, chá preto, chá branco, chá verde, refrigerantes a base de cola e chocolate.

Os cientistas descobriram que o consumo de chá preto reduziu os níveis de cortisol em um grupo de pessoas executando tarefas estressantes. Assim, da próxima vez que sentir o cortisol borbulhando e ameaçando desencadear um surto de estresse, pegue uma xícara de chá preto e relaxe.

A dexametasona afeta os níveis de cortisol no sangue e é usada e prescrita para repor a substância química natural se o organismo não estiver produzindo o suficiente.

Dopamina

Dopamina: conhecendo o hormônio do prazer
A dopamina é mais conhecida por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. E é exatamente por causar sensação de prazer que sua liberação é estimulada por algumas drogas viciantes.