Como baixar o cortisol com chá?

Perguntado por: talencastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

O consumo regular de chá preto pode ajudar na recuperação mais rápida do estresse diário, de acordo com pesquisa do University College London. Os pesquisadores descobriram que esse tipo de chá ajuda a reduzir os níveis do hormônio cortisol, ligado ao estresse, no sangue.

Veja dicas de como diminuir o cortisol para aplicar no dia a dia!

  1. Alimente-se de forma equilibrada. ...
  2. Hidrate-se corretamente. ...
  3. Tenha uma rotina de exercícios. ...
  4. Mantenha o sono regulado. ...
  5. Desenvolva passatempos. ...
  6. Entenda as causas do estresse. ...
  7. Descanse.

Fontes de carboidratos e fibras
Exemplos: aveia, batatas, aipim, inhame, frutas, pães integrais, arroz integral, quinoa… Benefícios: Manter uma dieta com carboidratos de qualidade ajuda a reduzir os níveis do cortisol, que é um hormônio liberado em situações de estresse e jejum prolongado, por exemplo.

chá preto

O consumo regular de chá preto pode ajudar na recuperação mais rápida do estresse diário, de acordo com pesquisa do University College London. Os pesquisadores descobriram que esse tipo de chá ajuda a reduzir os níveis do hormônio cortisol, ligado ao estresse, no sangue.

Os cientistas descobriram que o consumo de chá preto reduziu os níveis de cortisol em um grupo de pessoas executando tarefas estressantes. Assim, da próxima vez que sentir o cortisol borbulhando e ameaçando desencadear um surto de estresse, pegue uma xícara de chá preto e relaxe.

vitamina C

Como resultado, os principais sinais de estresse, como os níveis elevados de do hormônio cortisol e da pressão arterial, foram significativamente maiores naqueles que não receberam o suplemento vitamínico. Já os participantes que receberam a vitamina C relataram que se sentiram menos estressados.

Oleaginosas e sementes
Castanhas, chia, linhaça, pistache, sementes de girassol e nozes são alimentos que possuem uma substância chamada de beta-sitosterol. Ela é responsável por controlar os níveis do hormônio cortisol e, consequentemente, aliviar o estresse.

Tratamento do cortisol alto
No caso do aumento do hormônio por uma doença das suprarrenais ou da hipófise (Síndrome de Cushing), o tratamento é realizado encontrando o tumor ou a glândula que funciona em excesso. Assim, acontece a retirada cirúrgica.

Principais sinais e sintomas de cortisol alto

  • pressão alta;
  • perda muscular;
  • alterações no apetite;
  • mudanças no ciclo menstrual;
  • imunidade baixa e aumento de inflamações.

DIMINUA O CONSUMO DE ALIMENTOS RICOS EM CAFEÍNA
A substância é estimulante e, então, faz que com os níveis de cortisol aumentem. Bebidas e alimentos que possuem a cafeína: café, chá mate, chá preto, chá branco, chá verde, refrigerantes a base de cola e chocolate.

Estresse intenso, má alimentação, falta de sono e outros fatores podem contribuir para o aumento do cortisol. Felizmente, há várias estratégias que podem ajudar a manter os níveis de cortisol sob controle, incluindo práticas como meditação, yoga, exercícios físicos regulares, alimentação saudável e sono adequado.

A camomila é uma erva consumida desde a antiguidade por possuir substâncias com funções ansiolíticas, calmantes, indutoras do sono, anti-inflamatórias e antioxidantes, que auxiliam na condução de uma rotina de relaxamento e melhoria da qualidade do sono.

Espinafre, acelga, sementes de abóbora, edamame, abacate e batatas são boas fontes de magnésio, que reduzem o cortisol e promovem o sono (o que contribui para uma melhor saúde mental). Alimentos ricos em potássio, como laranja, melão, brócolis, batata-doce, ervilha e pepino, estabilizam os níveis de pressão arterial.

Níveis baixos de vitamina C podem resultar em aumentos no cortisol e um efeito maior de estresse. Muitos alimentos saudáveis são ricos em vitamina C, incluindo brócolis, frutas cítricas, morango e pimenta doce vermelha.

O exame de cortisol avalia o nível de cortisol e pode ser feito com amostras de sangue, urina ou saliva. O valor de referência do nível de cortisol no sangue é: Manhã: 5 a 23 mcg / dL; Fim do dia: 3 a 16 mcg / dL.