Quando devo me preocupar com a conjuntivite?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Ao primeiro sinal de irritação ocular e lacrimejamento, procure um oftalmologista! Nem todo olho vermelho é conjuntivite e somente um especialista poderá te orientar quanto ao diagnóstico e melhor forma de tratar!

Caso uma conjuntivite viral grave cause sintomas como visão turva e sensibilidade à luz, interferindo com importantes atividades diárias, um colírio com corticosteroides pode ser útil. Colírios ou pomadas com antibióticos podem ajudar a tratar a conjuntivite bacteriana.

Caso a irritação permaneça por mais de sete dias, é necessário se consultar novamente com um médico.

Primeiramente ao suspeitar de conjuntivite deve-se sempre procurar um médico, de preferência um oftalmologista que é o especialista na região ocular, pois existem as infecções bacterianas e virais as que necessitam de repouso, medicamento, colírio, e também, alguns casos por ser infeccioso, ter o risco de contaminar ...

A conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo; A conjuntivite viral tem uma sintomatologia mais ligeira. O olho não fica tão vermelho e o pus é mais claro e menos abundante.

Com a conjuntivite viral, os sintomas geralmente são piores de três a cinco dias após o início da infecção ocular. É possível que você precise de colírios que contenham anti inflamatórios ou anti histamínicos para reduzir a irritação e o inchaço, às vezes por uma ou duas semanas.

secreção purulenta (conjuntivite bacteriana); – secreção esbranquiçada (conjuntivite viral); – coceira; – fotofobia (dor ao olhar para a luz);

É necessário evitar ao máximo ter contato pessoal com a pessoa infectada e com seus objetos. Toalhas, lenços e maquiagem, por exemplo, não devem ser compartilhados. Lave as mãos com frequência e evite coçar os olhos, pois o vírus pode ser facilmente transmitido pelas mãos.

A conjuntivite viral costuma ser só num olho, enquanto a bacteriana ataca os dois olhos. Você pode tratar a conjuntivite bacteriana com antibióticos. A forma viral geralmente resolve-se por si. Mas você já sabe, se não houver melhora após cinco dias, vá ao médico.

Caso não recebam o devido tratamento, as conjuntivites podem causar ceratite (uma lesão na córnea) e úlcera de córnea.

Qual é a duração do atestado médico para conjuntivite? R: A duração do atestado médico para conjuntivite varia conforme a gravidade da condição e o tipo de conjuntivite. Geralmente, o período de afastamento pode variar de 2 a 7 dias.

A conjuntivite dura, em média, até 15 dias e é caracterizada por dor, coceira, vermelhidão e secreção nos olhos.

Colírio para conjuntivite viral
Entre os mais comuns, destacam-se os de carmelose sódica e hialuronato de sódio. Tais colírios aliviam os sintomas da doença, como: coceira, vermelhidão e sensação de areia nos olhos. Evite colírios com nafazolina e derivados, os famosos colírios “para deixar o olho branco”.

Nas conjuntivites bacterianas agudas utiliza-se antibiótico tópico, na frequência de 2/2 horas, diminuindo progressivamente por um período de 7 dias. Os antibióticos mais frequentemente utilizados são as quinolonas (ciprofloxacino 0,3%, ofloxacino), tobramicina 0,3%, cloranfenicol ou gentamicina 0,3%.

Os primeiros sintomas da conjuntivite costumam ser ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e “colamento” das pálpebras ao acordar. Em pouco tempo, os olhos tornam-se vermelhos e uma secreção purulenta pode surgir (excesso de remela), principalmente na forma bacteriana.