Qual o melhor probiótico para quem tem colite?

Perguntado por: rbarros8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Estudo com o probiótico à base de Escherichia coli Nissle (uma cepa não patogênica de E. coli) se mostrou eficaz tanto para induzir a remissão em pacientes com colite ulcerativa como na manutenção da remissão por pelo menos 1 ano – conforme Fedorak (2010).

Probióticos nas doenças inflamatórias intestinais
As espécies de Lactobacillus e Bifidobacterium são mais comumente usadas nas doenças intestinais, mas outras como Saccharomyces e algumas E. coli também podem ser utilizadas.

Resveratrol melhora a qualidade de vida em pacientes com colite ulcerativa.

Uma vez que a retocolite ulcerativa (RCU) se associa a antígenos da microbiota intestinal e disbiose, o uso de probióticos tem sido sugerido para modular a microbiota existente.

Probiotic-10

Qual o probiótico mais completo do mercado? O Probiotic-10 da Now Foods é bem completo. Sua fórmula possui 10 cepas e 25 bilhões de culturas vivas.

O uso de probióticos – microrganismos vivos que conferem benefícios à saúde das pessoas quando administrados em quantidades adequadas – nos portadores da Doença de Crohn, uma das principais enfermidades inflamatórias intestinais, mostrou-se eficiente no controle da diarreia, sintoma frequente nestes pacientes.

Golimumab está aprovado para uso em pacientes com colite ulcerativa.

Como é o tratamento da colite ulcerativa? A colite ulcerativa é uma doença crônica, que não tem cura. No entanto, é possível eliminar os sintomas do paciente e deixá-lo em remissão, sem apresentar, por exemplo, as diarreias características da doença.

Certos medicamentos, especialmente antibióticos, quando usados por longos períodos podem causar um desequilíbrio na flora intestinal. Dessa forma, bactérias que vivem normalmente no intestino podem se tornar patogênicas.

Isso porque os sintomas se agravam quando o indivíduo consome alguns tipos de alimento. Há quem apresente reações, por exemplo, aos derivados do leite, também incômodos após a ingestão de fibras, alimentos gordurosos, que contenham cafeína, as bebidas alcoólicas entre outros.

Os laticínios (como leite e derivados) devem ser evitados quando as pessoas com a colite têm sintomas como dor abdominal ou distensão abdominal.