Quem tem colite pode comer quais legumes?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Cenoura; Chuchu; Abobrinha; Mas atenção - legumes como o feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e a soja devem ser consumidos apenas em forma de caldos.

Carnes magras e peixes, leites e derivados com baixo teor de gordura, frutas e vegetais sem casca, bagaço e sementes, gorduras boas como azeite extra virgem, óleo de coco e abacate. Evite consumir: Cafeína, comidas apimentadas, industrializados ricos em sal e conservantes, bebidas alcóolicas e açúcar refinado e doces.

Quais alimentos evitar em caso de colite ulcerativa
Açúcar refinado. Refrigerantes, café e bebidas cafeinadas. Leite de vaca e derivados.

É importante evitar alimentos que aumentem a inflamação e irritem o intestino, como: alimentos ricos em gordura, cafeína, pimenta e molhos apimentados, cereais ricos em fibras, sementes, doces em geral, carnes processadas, alimentos industrializados, temperos prontos e bebidas alcoólicas.

Evite alimentos “problemáticos”.
Entre esses podem estar alimentos “gasosos” como feijão, couve e brócolis, frutas e suco de frutas cruas – especialmente frutas cítricas – alimentos condimentados, pipoca, álcool, cafeína, e alimentos e bebidas que contenham cafeína como chocolate e refrigerantes.

Comer alimentos frescos pode ajudar com um intestino inflamado e proporcionar alívio. Uma das melhores maneiras de começar uma dieta com esse intuito é incluir alimentos ricos em fibras, como arroz integral, quinoa, folhas verdes e legumes. Estas são todas excelentes fontes de fibra dietética que ajudam na digestão.

-Frutas cozidas, suco de limão diluído, suco de maçã e água de coco são permitidos; -Evitar o consumo de hortaliças cruas e leguminosas(feijão, grão de bico, ervilha).

Enemas ou supositórios com corticosteroides ou mesalamina podem ser úteis quando a colite ulcerativa leve ou moderada se limita à parte inferior do lado esquerdo do intestino grosso (cólon sigmoide) e ao reto.

A colite ulcerativa é uma doença crônica, que não tem cura. No entanto, é possível eliminar os sintomas do paciente e deixá-lo em remissão, sem apresentar, por exemplo, as diarreias características da doença.

Uma alternativa que tem se mostrado eficiente é o blend de probióticos VSL#3, que se acredita ter um perfil de efeitos adversos mais favorável. Confira os resultados obtidos com estudos recentes, onde pacientes usaram esses suplementos probióticos: Redução importante do Índice de Atividade da Doença.

Entre as indicações para uma melhor recuperação do intestino inflamado, está a ingestão de comidas leves e de rápida digestão, por provocarem menos irritação ao órgão. Importante salientar também a mastigação adequada, e se alimentar a cada duas horas.

Golimumab está aprovado para uso em pacientes com colite ulcerativa. É administrado com uma dose inicial de 200 mg por via subcutânea e então 100 mg por via subcutânea em 2 semanas.

Infecções agudas e crônicas por vírus, bactérias e parasitas. Intoxicação alimentar. Distúrbios inflamatórios (principalmente nos casos de colite ulcerativa, Doença de Crohn, colite linfocítica e colagenosa) Ação do próprio sistema imunológico (doença autoimune)

Evite os cereais integrais e aqueles ricos em gordura macarrão instantâneo, salgadinhos, biscoitos recheados, massas fritas ou folhadas.

Sucos coados das frutas citadas e também de limão, maracujá, abacaxi, carambola e morango. Evitar todas as outas. Pacientes em remissão – todas, com preferência para banana, melão, bergamota, uva, kiwi, limão, lima, laranja, maracujá, abacaxi, framboesa, carambola e morango.

Cebolas, pimentas e alguns conservantes também estão entre os alimentos que causam gases e deixam seu intestino irritado.