Onde dói quando o intestino ta inflamado?

Perguntado por: omello . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Dores abdominais constantes, além de episódios de diarreia frequentes, constipação, sangramentos retais, perda de peso repentina, cansaço, fraqueza e até mesmo aftas. Esses são alguns dos sintomas frequentes que pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais podem enfrentar.

A cólica intestinal dói embaixo da barriga ou pode surgir como um incômodo em todo o abdômen. Normalmente, essa dor possui uma intensidade entre leve a moderada4.

Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.

O intestino delgado é dividido em duodeno, jejuno e íleo. Juntos, eles podem ter mais de 6 metros de comprimento. O duodeno e o jejuno são encontrados no quadrante superior esquerdo, enquanto o íleo está no quadrante inferior direito do abdome.

Quando procurar ajuda? Quando diarreia dura mais que dois dias, é hora de procurar um profissional de saúde. Afinal, o problema causa desidratação rápida e enfraquece o sistema imunológico, especialmente em crianças e idosos.

​​​​Quando surgem sintomas como vômitos, sensação de barriga estufada, azia, cólicas, dor abdominal e intestino preso, por exemplo, isso pode ser um alerta de algum problema e inflamação no intestino​.

Blog

  • Você está constipado. ...
  • Você tem desconforto intestinal crônico. ...
  • Você sente inchaço e gases depois de comer certos alimentos. ...
  • Você sente que não esvazia o intestino completamente. ...
  • Você tem diarréia crônica. ...
  • Você tem fadiga inexplicada. ...
  • Seu humor sofreu uma alteração para pior. ...
  • Você fica doente constantemente.

Gases causam dor nas costas, já que quando estão presentes em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, causando inchaço e comprimindo outros órgãos na região. Além disso, também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

Infecção. A ingestão de alimentos contaminados por bactérias patogênicas (do mal, como salmonella e shigella) ou o crescimento exagerado de algumas bactérias presentes naturalmente em nosso colo, mas que em grande quantidade podem infectar as células da mucosa dão origem a inflamação da parede intestinal e a sintomas.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Para o tratamento geral, são indicados remédios para controlar os episódios de diarreia. Também são prescritos medicamentos antiespasmódicos para aliviar as dores abdominais causadas pelas doenças inflamatórias intestinais.