Qual o melhor anti-inflamatório para colite?

Perguntado por: rbeiramar7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Golimumab está aprovado para uso em pacientes com colite ulcerativa.

Enemas ou supositórios com corticosteroides ou mesalamina podem ser úteis quando a colite ulcerativa leve ou moderada se limita à parte inferior do lado esquerdo do intestino grosso (cólon sigmoide) e ao reto.

Retocolite Ulcerativa: a Mesalazina 800mg também é recomendada para pacientes que sofrem com essa condição. O medicamento auxilia no controle da redução das inflamações, impedindo que outras complicações sejam desenvolvidas durante o tratamento.

Pessoas em tratamento da inflamação no intestino precisam beber bastante água para repor os líquidos em decorrência dos vômitos e diarreias, e consumir alimentos leves e de fácil digestão. Prefira os alimentos pastosos, como legumes cozidos, frutas e carnes magras.

O arroz branco é um alimento que faz parte das refeições dos brasileiros com frequência e é benéfico para quem tem colite.

Como é o tratamento da colite ulcerativa? A colite ulcerativa é uma doença crônica, que não tem cura. No entanto, é possível eliminar os sintomas do paciente e deixá-lo em remissão, sem apresentar, por exemplo, as diarreias características da doença.

De fácil acesso, a goiabeira tem lugar de destaque na medicina popular. É utilizada contra cólicas, colite, diarreia, disenteria e dor de barriga.

Recomendações. Procure imediatamente assistência médica, se tiver sangramento intestinal ou crises persistentes de diarreia; Não coma alimentos que contenham fibras insolúveis (cascas de frutas, verduras, etc.)

Chá de funcho
Ela diminui o excesso de gases, a cólica intestinal e a diarreia.

Os pacientes devem evitar o uso de antiinflamatórios não-esteróides, que podem agravar as manifestações da retocolite ulcerativa.

A budesonida possui 100 vezes mais afinidade pelos receptores esteróides do que a hidrocortisona. Tem sido usada sob a forma de enemas com bons resultados para o tratamento de colite distal, com doses de 2mg/100ml de enema, 2 vezes ao dia23.

Uma alternativa que tem se mostrado eficiente é o blend de probióticos VSL#3, que se acredita ter um perfil de efeitos adversos mais favorável. Confira os resultados obtidos com estudos recentes, onde pacientes usaram esses suplementos probióticos: Redução importante do Índice de Atividade da Doença.