Qual médico avalia o cortisol?

Perguntado por: upires7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 4 votos

O papel do endocrinologista é confirmar o excesso de cortisol por mais um teste, sempre de acordo com as características do paciente, e assim prosseguir a investigação por exames de imagem para determinar onde está a fonte do excesso hormonal.

Basta um exame de sangue para verificar como estão os seus níveis de cortisol. Caso o resultado mostre alguma alteração, é importante consultar um médico endocrinologista, o responsável pelos cuidados hormonais.

Exame do cortisol salivar: o exame é realizado por coleta da saliva do paciente. Ajuda a diagnosticar estresse crônico ou diabetes e é feito por duas coletas, uma entre às 6 e as 10h e a outra entre 16h e 20h. Os valores de referências são: menor que 0,75 µg/mL e menor que 0,24 µg/m, respectivamente.

Assim sendo, os sintomas da síndrome de Cushing são idênticos aos altos níveis de cortisol, que incluem:

  1. Ganho de peso.
  2. Pressão alta.
  3. Açúcar alto no sangue.
  4. Perda muscular e fraqueza.
  5. Inchaço do rosto.
  6. Depressão.
  7. Pele que machuca facilmente.
  8. Problemas para pensar com clareza.

O cortisol alto pode aumentar as chances do desenvolvimento de doenças como depressão, fadiga crônica, diabetes e hipertensão arterial; intensificar sensações de irritabilidade e ansiedade; causar ganho de peso e problemas gastrointestinais; diminuir a libido; alterar o ciclo menstrual; além de gerar comprometimentos ...

Cortisol Manhã (Basal) - R$32,00 - Labi Exames.

Endocrinologista

Médico Endocrinologista: qual a sua função?​ O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo.

8 horas

O cortisol está baixo durante a madrugada, o que nos favorece dormir, e inicia sua elevação às 4 horas da manhã, atingindo seu pico máximo entre 7 e 8 horas da manhã.

O problema é quando os níveis desse hormônio fogem do que é considerado normal e aí o copo começa a apresentar os sintomas relativos à alta ou baixa quantidade dele no organismo. O cortisol é considerado baixo quando possui valores inferiores a 5 mg e alto quando é acima de 23 mg por litro de sangue pela manhã.

O cortisol baixo pode causar sinais e sintomas como:

  • Depressão;
  • Fadiga;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Desejo repentino de comer doces.