Como professor pode identificar o aluno com dislexia?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Sempre estão mexendo os pés ou as mãos; Apresentam dificuldades em seguir regras e realizar operações matemática; Podem ter dificuldade em associar a fonética das letras às palavras; São bastante impulsivas.

A avaliação de dislexia deve ser feita por um profissional que irá verificar se o aluno tem dificuldades com o processamento fonológico. Quando a criança apresenta dificuldades na alfabetização, mesmo com metodologia adequada, a avaliação clínica é necessária.

Nesse caso, os transtornos de aprendizagem podem ser identificados pela escola, pois estão ligados ao lado psicopedagógico do aluno. Dificuldades em habilidades com escrita e leitura, bem como a falta de absorção de conteúdos, estão entre os sinais nos quais a gestão escolar e pedagógica precisa estar atenta.

Ter problemas de aprendizagem de rimas; falta de interesse pelas rimas; palavras mal pronunciadas; dificuldade em aprender e lembrar o nome da letra; deficiência em saber o nome das letras de seu próprio nome. Falar mais tarde do que a maioria das crianças.

Use a linguagem direta, clara e objetiva quando falar com ele. Muitos disléxicos têm dificuldade para compreender uma linguagem (muito) simbólica, sofisticada e metafórica. Seja simples, utilize frases curtas e concisas ao passar instruções. Fale olhando direto para ele.