O que é dislexia de atenção?

Perguntado por: usalgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

A dislexia é um transtorno específico da aprendizagem no qual há uma dificuldade significativa e persistente na leitura, resultante de um déficit na decodificação. A compreensão da linguagem oral encontra-se preservada, diferente do que é observado nas dificuldades primárias de compreensão.

Os dois são transtornos de desenvolvimento e são confundidos com frequência. Para deixar claro: o TDAH afeta habilidades de atenção do indivíduo e a dislexia está ligada especificamente às habilidades de linguagem e escrita. Ambos, quando não diagnosticados na infância, podem trazer dificuldades na idade adulta.

Dislexia é um transtorno genético caracterizado pela dificuldade de aprendizado, sendo que o domínio da linguagem é o principal déficit dessa condição. Ela possui três graus de severidade: dislexia leve, moderada e severa. Assim, cada um determina o nível de dificuldade que o disléxico possui com a escrita e a leitura.

Quais são as causas do TDAH? Segundo estudos, a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro são a principal causa do TDAH.

Existe uma diferença? Não mais. Em 1994, os médicos decidiram que todas as formas de transtorno de déficit de atenção seriam chamadas de “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade”, ou TDAH, mesmo que a pessoa não fosse hiperativa.

Pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos lingüísticos relacionados à leitura. O disléxico tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal.

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial, pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.

A dislexia é o distúrbio de aprendizagem mais comum em crianças e persiste por toda vida. A gravidade varia de leve a grave. Quanto mais cedo for tratada, mais favorável será o resultado do tratamento. No entanto, nunca é tarde demais para pessoas com dislexia aprenderem a melhorar suas habilidades linguísticas.

Remédios para Dislexia

  • Nootropil 800mg, caixa com 30 comprimidos revestidos. Novo. ...
  • Nootron 400mg, caixa com 60 comprimidos revestidos. Novo. ...
  • Nootron 60mg/mL, caixa com 1 frasco com 110mL de solução de uso oral. Novo. ...
  • Nootropil 200mg/mL, caixa com 12 ampolas com 5mL de solução de uso intravenoso. Novo.

Estudos indicam que adolescentes e adultos com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) estão mais suscetíveis ao abuso ou dependência de álcool, nicotina e drogas ilícitas (Compulsão alimentar e vício por açúcar também podem ser considerados).

Principais sintomas de Déficit de Atenção
Pessoas com DDA costumam apresentar com frequência dificuldade de organização (do tempo e do espaço), dificuldade de aprender com os erros, adiamento de tarefas (procrastinação), impulsividade (falar sem pensar e se adiantar nas respostas).

Quando não tratado, o TDAH pode causar diversos prejuízos no desenvolvimento da criança e do adolescente, como problemas escolares e no desempenho acadêmico, problemas em fazer e manter amizades, dificuldade de relacionamento com os familiares, comportamentos de risco, como envolvimento frequente em brigas, direção ...