O que fazer para melhorar a dislexia?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

O tratamento para dislexia é feito com a prática de estratégias de aprendizagem que estimulam a leitura, a escrita e a visão e, para isto, é necessário o apoio de toda uma equipe, que contém pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo e o médico neurologista.

Os jogos de forca, caça-palavras e palavras-cruzadas são boas opções de atividades para crianças com dislexia, pois estimulam a memória e ajudam na identificação das sílabas que compõem a formação correta das palavras.

A criança com dislexia tem uma dificuldade cognitiva com processos auditivos e visuais. Ou seja, ela demora mais para fazer associações que envolvam símbolos, metáforas, construção de palavras e orientação espacial. Porém, sua capacidade de aprender não sofre nenhuma alteração neurológica.

E é exatamente isso que os especialistas consideram: os disléxicos, que tendem a não ser bons com detalhes, aprendem a se sobressair ao captar facilmente o grande cenário das situações e têm mais facilidade em produzir ideias originais.

Quais são as causas da dislexia? A dislexia está relacionada principalmente à carga genética. Alterações cerebrais, dificuldades de comunicação entre os neurônios e desenvolvimento tardio do sistema nervoso central são algumas causas que podem explicar a existência do transtorno.

O Congresso Nacional decreta: Art. 1º É assegurado às pessoas com dislexia ou outros transtornos funcionais específicos, comprovados por meio de laudo médico, o direito à realização de provas em processos seletivos para acesso a emprego ou instituição de ensino, com recursos adequados à sua condição.

Sim.

Exercícios que ajudam: dê os vizinhos (usando como apoio uma régua numerada), jogos que usem dados, dominó, resta um, dama, ludo, brincadeiras e atividades desportivas. Resumindo, atividades que exercitem movimentos para frente e para trás, mas sempre de forma lúdica e divertida. O aluno numa conta de adição: 8 + 3.

Tudo isso deve ser feito com pausas e muita paciência. Depois de cada leitura, converse com seu filho sobre o que ele entendeu. Peça-o para explicar, ajude-o a lembrar algumas situações encontradas no livro. – Os relógios de ponteiro são uma verdadeira barreira na vida de uma pessoa com dislexia.

Embora a dislexia não tenha cura, é possível levar uma vida normal se houver suporte especializado desde cedo.