Como glúten e fico inchada?

Perguntado por: asilveira5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Um dos principais sinais da intolerância ao glúten se apresenta na região intestinal. É comum que o paciente, após consumir alimentos ricos em glúten, comece a sentir desconfortos como excesso na produção de gases, barriga inchada, dor, prisão de ventre e até mesmo diarreia.

Uma das consequências do contato acidental com glúten é a distensão abdominal e o incômodo com gases. Tomar carvão ativado ajuda a reduzir esses sintomas.

O glúten é uma proteína vegetal presente no trigo, aveia, centeio e cevada. Em outras palavras, está presente em pães, bolos, biscoitos, macarrão, cereais matinais e também na cerveja. A nutricionista Carolina Mariano explica que quando ele cai no intestino delgado causa naturalmente um inchaço.

Em pessoas intolerantes, o consumo desses quitutes pode causar dor, inchaço abdominal e diarreia. A intolerância ao glúten ocorre quando o organismo tem dificuldades ou é incapaz de digerir o glúten. Nesses casos, o glúten danifica as paredes do intestino delgado, provocando os sintomas incômodos.

A retirada completa do glúten costuma implicar em melhora dos sintomas em poucas semanas. Olá! Caso você seja diagnosticada celíaca, os sintomas e desconfortos desaparecerão com o tempo maior ou menor de acordo com os danos que a doença já tenha causado no seu organismo.

Barriga inchada e excesso de gases ao comer alimentos como macarrão e pão. Tonturas ou cansaço após as refeições. Enxaquecas frequentes.

Anti-histamínicos. Tomar o anti-histamínico prescrito pelo médico é outro remédio indicado para ingestão acidental de glúten. Este medicamento é bastante utilizado no tratamento de alergias alimentares. Ele consegue bloquear a ação da substância histamina e aliviar o processo alérgico.

VERDADE. É possível desenvolver doença celíaca em qualquer idade, inclusive na terceira idade. Embora surja com mais frequência em bebês de até um ano de idade, logo que o glúten é introduzido na dieta, muitas vezes os primeiros sintomas se manifestam somente na vida adulta.

A médica alerta que, para quem não sofre da doença celíaca, cortar totalmente o glúten da alimentação pode predispor a doenças crônicas, como diabete ou doenças cardiovasculares. Além disso, se uma criança não consumir o alimento na infância, pode desenvolver alergia a ele.

Além disso, os sintomas da doença celíaca podem extrapolar o sistema digestivo e causar, por exemplo, quedas de cabelo, coceiras na pele, cansaço, entre outros; e a intolerância ao glúten causa sintomas mais relacionados ao próprio intestino, em especial observa-se distensão abdominal após o consumo de alimentos que ...

Mito. Muitas pessoas acreditam que o glúten engorda porque, ao retirarem esses cereais do cardápio, elas perdem peso. Isso não acontece por causa da proteína.

gastroenterologista

O gastroenterologista é o especialista médico mais indicado para tratamento da Intolerância ao Glúten, pois é responsável por diagnosticar as doenças do aparelho digestivo.

“Depende”, pondera a nutricionista do HCor. “Do ponto de vista da fisiologia, tirar o glúten da dieta não faz mal, mas é preciso substituí-lo por alimentos variados, com um bom valor nutricional, afim de evitar o desfalque de nutrientes importantes para a saúde”.

A sensibilidade não celíaca ao glúten (Non-Celiac Gluten Sensitivity, NCGS) ocorre quando uma pessoa apresenta sintomas semelhantes aos da doença celíaca, mas não tem de fato essa doença.

A dieta sem glúten é baseada na exclusão de alimentos com glúten. Confira os alimentos permitidos

  • 4.1. Pode reduzir a inflamação crônica em pessoas com doença celíaca.
  • 4.2. Pode ajudar a perder peso.
  • 4.3. Pode aumentar a energia.