Quanto tempo o corpo precisa para limpar o glúten?

Perguntado por: upinheiro2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Após suspensão do glúten da dieta, a recuperação da mucosa inicia-se imediatamente, mas o tempo para o total restabelecimento anatômico da mucosa leva vários meses (1 a 2 anos em média).

É um procedimento benéfico para os celíacos. Pois, enquanto os alimentos levam 18 horas para serem eliminados em um organismo saudável, ele pode demorar até 26 horas em quem sofre com esse distúrbio.

Posso usar água sanitária (ou cloro) ou álcool? Você até pode, porém vinagre, bicarbonato de sódio e detergente serão mais úteis para remover resquícios de trigo em seus utensílios! Lembre-se que o glúten é a proteína do trigo, ele é uma partícula e não um microorganismo que morre com o cloro.

A médica alerta que, para quem não sofre da doença celíaca, cortar totalmente o glúten da alimentação pode predispor a doenças crônicas, como diabete ou doenças cardiovasculares. Além disso, se uma criança não consumir o alimento na infância, pode desenvolver alergia a ele.

Lembre-se que escovar os dentes remove apenas as partículas maiores de gluten, não retira todas as partículas por completo (que assunto nojento, né?), dizem que para todo o glúten sair da boca leva cerca de três horas.

Quando comemos alimentos que contêm glúten, eles ativam uma proteína chamada Zonulina, que é a responsável pela regulação das junções apertadas do intestino. Essa Zolunina, quando liberada, dilata essas junções e permite que partículas maiores e toxinas cheguem à flora intestinal, aumentando a inflamação.

Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. Por isso, é importante que vegetais estejam sempre presentes nas refeições. No caso das frutas, dê atenção especial ao consumo das vermelhas, como morango e amora.

Chás diuréticos e anti-inflamatórios como hibisco, por exemplo, podem ajudar a limpar seu organismo mais rapidamente. Assim que conseguir se alimentar consuma frutas ricas em enzimas como abacaxi, mamão papaia, ameixa, figo.

O xarope de glicose é normalmente feito de milho ou trigo (que é usado com mais frequência na Europa). O xarope de glicose é outro ingrediente altamente processado e o processamento remove a proteína prejudicial do glúten.

O processo inflamatório da mucosa intestinal é causado pelas nossas próprias células de defesa, que na presença do glúten começam a agredir as células de revestimento do nosso intestino delgado, causando um processo inflamatório crônico, que acaba provocando, na sua evolução, o achatamento das vilosidades.

O importante é reduzir a quantidade do nutriente, retirando os carboidratos simples e os açucares e fazendo substituições saudáveis no cardápio. Mas a perda de peso acontece não porque cortou o glúten, e sim porque diminuiu o consumo de calorias na alimentação. O glúten, isoladamente, não é calórico.

A seguir, você confere uma lista de alimentos inflamatórios e também conhece aqueles que combatem o problema.

  • Carne vermelha. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.

Qual o tratamento para quem tem intolerância ao glúten? A doença celíaca não tem cura e nem existe um medicamento para eliminar os sintomas. Assim, o paciente deve seguir uma dieta com total ausência de glúten para que os sintomas sejam eliminados.

Em pessoas com doença celíaca, cortar o glúten da dieta não é uma simples escolha, mas uma real necessidade. Em celíacos, a ingestão dessa proteína – encontrada em grãos como trigo, centeios e cevada – danifica o revestimento do intestino delgado e pode interferir na absorção dos nutrientes.