Como desinchar a barriga glúten?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 17 de julho de 2023
/ 5 6 votos

Tomar carvão ativado ajuda a reduzir esses sintomas. Se for utilizar carvão ativado, primeiramente procure um médico e não esqueça de aumentar a quantidade de água para evitar a prisão de ventre, pois caso contrário a melhora irá demorar mais.

A retirada completa do glúten costuma implicar em melhora dos sintomas em poucas semanas. Olá! Caso você seja diagnosticada celíaca, os sintomas e desconfortos desaparecerão com o tempo maior ou menor de acordo com os danos que a doença já tenha causado no seu organismo.

Em pessoas intolerantes, o consumo desses quitutes pode causar dor, inchaço abdominal e diarreia. A intolerância ao glúten ocorre quando o organismo tem dificuldades ou é incapaz de digerir o glúten. Nesses casos, o glúten danifica as paredes do intestino delgado, provocando os sintomas incômodos.

A resposta mais simples é tomar um produto que contenha enzimas que auxiliem na digestão do glúten. Mas, é importante ter uma visão geral sobre o assunto. De acordo com uma pesquisa realizada nos EUA, 1 a cada 3 adultos está reduzindo ou evitando o consumo de glúten.

Inchaço, dores abdominais, flatulência, prisão de ventre ou diarreia são alguns dos sintomas mais comuns de quem tem intolerância ao glúten . A estes sintomas juntam-se outros que podem surgir logo após ingerir alimentos com glúten ou a médio prazo.

Quando comemos alimentos que contêm glúten, eles ativam uma proteína chamada Zonulina, que é a responsável pela regulação das junções apertadas do intestino. Essa Zolunina, quando liberada, dilata essas junções e permite que partículas maiores e toxinas cheguem à flora intestinal, aumentando a inflamação.

A médica alerta que, para quem não sofre da doença celíaca, cortar totalmente o glúten da alimentação pode predispor a doenças crônicas, como diabete ou doenças cardiovasculares. Além disso, se uma criança não consumir o alimento na infância, pode desenvolver alergia a ele.

Chás diuréticos e anti-inflamatórios como hibisco, por exemplo, podem ajudar a limpar seu organismo mais rapidamente. Assim que conseguir se alimentar consuma frutas ricas em enzimas como abacaxi, mamão papaia, ameixa, figo.

Alimentos ricos em potássio, como bananas - além de abacates, kiwis, laranjas e pistaches –, previnem a retenção de água regulando os níveis de sódio em seu corpo e podem, assim, reduzir o inchaço induzido pelo sal.

Bananas. Ricas em potássio --como os abacates, kiwis, laranjas e pistaches - previnem a retenção hídrica regulando os níveis de sódio em seu corpo e auxiliando na redução do inchaço induzido pelo sal. São ricas em fibras solúveis, que podem aliviar ou prevenir a constipação, que também é causa do inchaço. Mamão papaia.

Os celíacos não produzem a peptidase, enzima responsável pela “quebra” do glúten. Assim, quando as pessoas com essa doença ingerem a proteína, as vilosidades do intestino delgado, que absorvem os nutrientes da alimentação se enfraquecem.

Não existe um remédio ou vacina, até o momento, que possibilite o consumo do glúten sem que haja consequências e reações ao organismo", explica o médico.