Pode aparecer herpes por estresse?

Perguntado por: ataveira2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

Verdade. O estresse e qualquer outra situação que faça com que a nossa imunidade diminua é capaz de “acordar” o vírus da catapora que estava dormente em nosso organismo, causando o Herpes Zoster.

O estresse, a ansiedade e a depressão podem afetar de forma negativa nosso sistema imunológico. Com isso, é comum que durante momentos em que nos sentimos psicologicamente afetados, as crises de herpes labial apareçam. Para evitar que isso aconteça, procure levar uma rotina mais leve – dentro do possível.

Como controlar o estresse e o herpes emocional
A prática regular de exercícios moderados, como caminhada, yoga e natação têm benefícios para reduzir os efeitos estressantes, pois libera endorfinas positivas para diminuir os sintomas associados à ansiedade e depressão.

Herpes labial emocional
Além disso, quando uma pessoa está sob estresse emocional, ocorrem alterações hormonais e químicas no corpo, o que pode afetar negativamente o sistema imunológico e aumentar a chance de um surto de herpes labial.

Os sintomas iniciais começam com formigamento, coceira, ardor, vermelhidão e bolhas no lugar afetado, para depois se transformar em feridas. Logo quando o vírus invade o corpo, ele percorre a mucosa da boca até se instalar nas terminações nervosas, mais especificamente nos gânglios.

Entenda porque a ansiedade pode causar herpes
E, de acordo com o especialista, a ansiedade pode ser um dos motivos. A explicação para isso é que durante ou após um episódio de estresse causado pela ansiedade, ocorre uma diminuição do sistema imunológico e, consequentemente, a reativação do vírus seguida de uma crise.

A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. Algumas pessoas têm maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes.

“O herpes simples é a principal causa de úlceras na região genital. Porém, existem outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que também podem causar úlceras nesta região, como sífilis, cancro mole, linfogranuloma venéreo e donovanose”, cita a especialista.

Essas são as principais características da infecção herpética tanto labial quanto genital. Drauzio – Quanto tempo dura a infecção e quais são os principais sintomas? Cristina Abdalla – Geralmente, a crise de herpes dura de 7 a 10 dias.

O herpes é uma infecção viral que pode se manifestar com lesões na boca ou nos genitais. A doença não tem cura e diversos fatores podem engatilhar ou agravar uma crise da doença, como estresse, exposição ao sol e até mesmo a alimentação.

Cuidados durante a infecção
Além disso, deve-se evitar falar muito próximo de outras pessoas, para que as gotículas de saliva não entrem em contato com alguém, e lavar sempre as mãos adequadamente após tocar nas feridas.