Como saber se sou portadora da herpes?

Perguntado por: epires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

O Herpes vírus pode ser identificado indiretamente por exames sorológicos que identificam anticorpos contra o vírus e diretamente detectando o DNA do vírus que está em circulação. O Amplicon realiza o teste de detecção do DNA do vírus da Herpes (HSV1 e HSV2) e libera o resultado em 3 dias úteis.

O exame Herpes tipo 1 e 2 - IgG é indicado para o diagnóstico de infecção após a fase aguda pelo vírus Herpes Simples tipo 1 e tipo 2. Cujos vírus causam infecções humanas, as quais variam em gravidade desde leves afecções cutâneas (vesículas) à encefalite.

» Um teste rápido para detecção qualitativa de anticorpos IgM contra o vírus Herpes Simplex 1/2 (HSV 1/2); » Amostras: Soro ou Plasma; » Resultados em 15 minutos.

Sim, mas não se conhece com detalhes a predisposição imunológica (do sistema de defesa) a ter herpes simples.

A herpes é uma doença transmissível que não tem cura, uma vez que não existe um remédio antiviral capaz de eliminar de vez o vírus do organismo. A lesão provocada pelo herpesvírus desaparece à medida que o sistema imune do indivíduo se recupera.

– as bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida. É a fase de maior perigo de transmissão da doença; – a ferida começa a secar formando uma crosta que dará início à cicatrização; – a duração da doença é de cerca de 5 a 10 dias.

É importante procurar o médico que vai indicar o tratamento. O Herpes vírus pode ser identificado indiretamente por exames sorológicos que identificam anticorpos contra o vírus e diretamente detectando o DNA do vírus que está em circulação.

Além disso, há esperança para novas opções de tratamento no futuro, com pesquisas em andamento em áreas como vacinas, terapias baseadas em CRISPR/Cas9 e terapias imunológicas. Com o tratamento adequado e o uso de medidas preventivas, é possível ter uma vida sexual saudável e satisfatória mesmo com o herpes genital.

Cuidados durante a infecção
Além disso, deve-se evitar falar muito próximo de outras pessoas, para que as gotículas de saliva não entrem em contato com alguém, e lavar sempre as mãos adequadamente após tocar nas feridas.

Para se prevenir do herpes, algumas medidas simples com a higiene pessoal podem ajudar. A SBD recomenda não compartilhar objetos íntimos, como toalhas, evitar contato com a região da pele que apresenta o herpes em fase ativa e manter relações sexuais apenas com preservativos.