Quando um gene é considerado recessivo?

Perguntado por: rdias6 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.

Os genes recessivos são aqueles que encontram-se escondidos quando em par com os genes dominantes. Para que uma característica hereditária recessiva seja aparente no fenótipo é necessário haver um par de genes recessivos.

Uma herança é dita recessiva quando determinada característica só se expressa em homozigose, ou seja, um alelo sozinho não é capaz de manifestar determinada característica. Dizemos que uma herança é dominante quando apenas um dos alelos é suficiente para manifestar tal característica.

Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos. Isso ocorre porque a proteína produzida pelo gene recessivo é defeituosa e às vezes não funcional.

Os alelos dominantes são aqueles que se expressam tanto em homozigose quanto em heterozigose, já os recessivos se expressam apenas em homozigose. Hoje em dia é bem clara a ideia de que as características de cada ser vivo são determinadas pelos genes, uma sequência de nucleotídeos localizada no DNA.

As pessoas com uma cópia de um gene anormal para um traço recessivo (e que, portanto, não têm o distúrbio) são chamadas de portadoras.

O homozigoto recessivo é aquele que apresenta alelos recessivos em dose dupla, enquanto o homozigoto dominante apresenta apenas alelos dominantes. Em organismos heterozigotos, os alelos apresentam-se diferentes para determinada característica.

A geração onde as características recessivas aparecem após cruzamentos de linhagens puras, será: AA x aa → As características recessivas serão manifestas a partir da 2º geração.

O gene dominante nem sempre aparece com maior frequência na população. Para encontrá-lo é preciso olhar para a expressão fenotípica do heterozigoto. Se o heterozigoto apresentar o fenótipo de A1, o A1 é dominante. Se o A2 fosse o determinante do fenótipo do heterozigoto, ele seria o dominante.

Um gene dominante é aquele que se expressa mesmo em dose simples, ou seja, mesmo que esteja em heterozigose.

Resposta. Gene recessivo é um gene q sua característica não está expressa, no estado heterozigótico. Um gene recessivo só produz a sua característica quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomas homólogos , e só se manifesta na ausência de seu gene contrário dominante.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

Significado de Recessivo
Diz-se do caráter hereditário ou gene que só se manifesta na ausência do gene contrário, dito dominante.