Como é organizado o gene humano?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

O genoma contido no núcleo de células somáticas humanas consiste em 46 cromossomos, constituídos de 24 tipos diferentes dispostos em 23 pares. Desses 23 pares, 22 são semelhantes em homens e mulheres e são chamados de autossomos, numerados em ordem pelo seu tamanho aparente do maior até o menor.

A ordem de organização do nosso material genético é: Gene, DNA, Cromossomo e cariótipo. O material genético de praticamente todos os seres vivos segue essa ordem, é uma forma de organizar em níveis diferentes.

Os cromossomos apresentam uma estrutura básica: uma molécula de DNA que apresenta porções enroladas em grãos formados por oito moléculas de uma proteína denominada de histona. Cada grão de histona com DNA enrolado recebe o nome de nucleossomo.

Os genes são considerados a unidade da hereditariedade, pois contêm as informações – que são transferidas dos pais para os filhos – necessárias para orientar a produção de moléculas de RNA (ácido ribonucleico, do inglês, ribonucleic acid) e proteínas, que são determinantes na formação de todo o organismo.

O cromossomo consiste de uma única cromátide e está descondensado (longo e em forma de fio). O DNA é copiado. Agora, o cromossomo consiste em duas cromátides irmãs, que estão ligadas por proteínas chamadas de coesinas. O cromossomo se condensa.

A estrutura de um gene consiste em muitos elementos, dos quais a sequência codificadora costuma ser apenas uma pequena parte. Estes incluem regiões de DNA que não são transcritas, bem como regiões não traduzidas do RNA. Cada gene contém um conjunto particular de sequências reguladoras, necessárias para sua expressão.

A molécula de DNA é uma dupla hélice longa e espiralada que lembra uma escada em espiral. Nela, dois filamentos, compostos por moléculas de açúcar (desoxirribose) e fosfato, são conectados por pares de quatro moléculas chamadas bases, que formam os degraus da escada.

Núcleo celular com 23 pares de cromossomos
Os cromossomos correspondem aos filamentos que tem o poder de se multiplicarem e de se dividirem, e estão presentes no núcleo celular. O ser humano possui 46 cromossomos organizados em 23 pares.

Nos seres vivos e retrovírus, o material genético consiste quase exclusivamente de ácido desoxirribonucleico (DNA) de cadeia dupla. No caso de alguns vírus DNA, o material pode ser DNA de cadeia única, enquanto os vírus RNA têm o ácido ribonucleico RNA como material genético.

O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA (as letras A, T, C e G) que contém uma “receita” para produzir uma proteína que desempenha uma função no organismo.

Os genes localizam-se nos cromossomos contidos no interior dos núcleos celulares e são formados por um tipo especial de molécula orgânica denominada ácido desoxirribonucléico (DNA). Tanto as moléculas de DNA como as moléculas de proteínas são formadas por subunidades.

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

Essas partes são: Cabeça, tronco e membro.

Tais informações estão organizadas no DNA em sequências codificadas. Quando se diz que um genoma foi sequenciado significa que foi determinada a ordem que genes estão dispostos no genoma.

Gene: É a parte funcional do DNA genômico que carrega toda a informação genética de um organismo e que será passada de uma geração para a outra. 9. Genoma: O conjunto completo de fatores hereditários contidos nos cromossomos.

Dentro do núcleo, a cromatina (DNA enrolado em volta de proteínas, descrita mais abaixo) é armazenada em uma substância gelatinosa chamada nucleoplasma. Envolvendo o nucleoplasma está o envelope nuclear, que é formado por duas camadas de membrana: uma membrana externa e uma membrana interna.