Quantos cromossomos tem a célula-mãe?

Perguntado por: hfogaca . Última atualização: 20 de julho de 2023
3.9 / 5 11 votos

Cada zigoto recebe então, 23 cromossomos da mãe e 23 cromossomos do pai, num total de 46 cromossomos. Como é o dobro do número recebido de cada genitor, esse será chamado de complemento diplóide ou 2N.

A meiose é um tipo de divisão celular em que se observa a formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Sabemos que as células humanas, por exemplo, apresentam 46 cromossomos, portanto, aquelas que sofrem meiose têm apenas 23 cromossomos.

Esse tipo de divisão celular ocorre em células diploides e em algumas células animais e vegetais. Em uma célula humana, por exemplo, há 46 cromossomos. A mitose promove o surgimento de duas células também com 46 cromossomos.

Os cromossomos são estruturas encontradas no núcleo das células e contêm o material genético do organismo. No caso do ser humano, existem 46 cromossomos em cada célula somática, com exceção dos gametas (células reprodutivas), que possuem apenas 23 cromossomos.

Células somáticas (células não reprodutivas): 46 pares de cromossomos homólogos. Esses cromossomos presentes aos pares são semelhantes e, assim, essas células podem ser denominadas de diploides e representadas por 2n; Células reprodutivas, germinativas ou gametas (espermatozoides e óvulos): 23 cromossomos.

Herdamos 23 cromossomos de nossos pais e 23 de nossas mães. Na formação dos gametas (espermatozoides e ovócitos), cada uma dessas células especializadas na reprodução recebe metade dos nossos cromossomos. Dos 46 cromossomos, dois são os responsáveis pela definição do sexo.

Cada espécie possui um número específico de cromossomos. Na espécie humana, por exemplo, observam-se 46 cromossomos, dos quais 23 são adquiridos do pai e 23 são transmitidos pela mãe, ou seja, possuímos 23 pares de cromossomos.

Na mitose, uma célula divide-se dando origem a duas células filhas com a mesma quantidade de cromossomos da célula que as originou. A mitose é um tipo de divisão celular a qual uma célula (célula-mãe) divide-se e dá origem a duas células-filhas, cada uma com um conjunto cromossômico idêntico ao da mãe.

Meiose é um tipo de divisão celular que se caracteriza pela formação de quatro células-filhas, as quais apresentam apenas a metade dos cromossomos da célula da qual se originaram.

A mitose se inicia com uma célula diploide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos da espécie que no nosso caso são 46.

Seres humanos têm 23 pares de cromossomos: um membro de cada par foi herdado da mãe e o outro do pai. Correspondentemente, nós temos duas versões de cada gene, um da mãe e outro do pai. Se as pessoas reproduzissem retirando 23 pares de cromossomos da mãe e 23 pares do pai, o bebê teria cromossomos demais (46 pares).

Usando uma célula humana típica, com 46 cromossomos, e biologicamente masculina como por exemplo: 44A + XY: representa 44 cromossomos autossômicos e dois cromossomos sexuais XY; (46, XY): 46 cromossomos no total, sendo os sexuais XY.

O cromossomo 2 é classificado como metacêntrico e corresponde ao segundo maior dos 23 pares que compõem o genoma humano. Ele contém aproximadamente 1.500 genes, dos quais 200 estão relacionados a diferentes tipos de patologias genéticas.

O cariótipo normal da espécie humana pode ser descrito como 46, XX ou 46, XY, em que o primeiro número de cromossomos é representado seguido de vírgula e da indicação dos cromossomos sexuais. Dessa forma, 46, XX corresponde ao cariótipo de uma mulher; e 46, XY representa o cariótipo de um homem.