O que é Experimento de RNA?

Perguntado por: lcavalcanti . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

O RNA-seq é uma técnica que analisa padrões da expressão gênica através do sequenciamento de larga escala do RNA presente em uma amostra.

O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo. Sua principal função é a produção de proteínas. Por meio da molécula de DNA, o RNA é produzido no núcleo celular, sendo encontrado também no citoplasma da célula. A sigla de RNA vem da língua inglesa: RiboNucleic Acid.

A hipótese do mundo do RNA sugere que a vida na Terra começou com uma simples molécula de RNA que pôde se autorreplicar sem a ajuda de outras moléculas. O DNA, o RNA e as proteínas são fundamentais para a vida na Terra. O DNA armazena as instruções para a construção dos seres vivos - de bactérias a mamangabas.

Qual é a função do RNA? O ácido ribonucleico apresenta a função geral de regular a transcrição e tradução de genes nas células, o que afeta diretamente a produção de proteínas e as características do organismo.

DNA e RNA são ácidos nucleicos que possuem diferentes estruturas e funções. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas.

A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).

O RNA pode ser classificado em três tipos: RNA mensageiro (mRNA), RNA transportador (tRNA) e RNA ribossomal (rRNA).

DNA e RNA: qual é a diferença? DNA e RNA são ácidos nucléicos que possuem diferentes estruturas, mas que apresentam funções indispensáveis para o metabolismo e a reprodução de um organismo. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas.

Existem três classes de RNA: o RNA ribossômico, o RNA transportador e o RNA mensageiro. Essas classes são encontradas tanto em organismos procariontes quanto em eucariontes.

Os vírus de RNA multiplicam-se de forma semelhante aos vírus de DNA. A única diferença é que os vírus de RNA utilizam diferentes mecanismos de síntese de RNA mensageiro. Um desses mecanismos é o utilizado pelos picornavírus, que são vírus de RNA de fita simples positiva (ou fita senso).

Origem da vida e as evidencias bioquímicas
Esse avanço experimental resolveu o problema ovo e galinha: ácidos nucleicos (especificamente RNA) veio primeiro – e mais tarde, a vida mudou para herança baseada em DNA. Outra importante linha de evidência bioquímica vem na forma de moléculas surpreendentemente comuns.

No início da década de 1980, o RNA se tornou o protagonista da história da vida no planeta, sendo considerado, por várias correntes de pensamento, como a molécula primordial que, sozinha, deu início ao que hoje conhecemos como vida. Esse modelo, conhecido como Mundo do RNA, rapidamente se tornou o modelo hegemônico.