Qual o tipo de sangue que não pega Covid?

Perguntado por: aparaiso7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Não há nenhum consenso na comunidade científica em que haja uma capacidade maior de infecção ou de mortalidade em relação a um grupo sanguíneo. Portanto, esse fator não é relevante neste contexto.

Conhecido como RH nulo (Rhesus null), a comunidade científica se refere a ele como “sangue dourado” devido à sua extrema raridade. A “fama” do sangue dourado se explica porque ele não possui nenhum dos 61 antígenos RH.

“A revisão concluiu que a maioria dos estudos relata que o maior risco de suscetibilidade à infecção está nos indivíduos do tipo A. Alguns estudos apontam que as pessoas do grupo sanguíneo B também são mais vulneráveis.

Normalmente, as pessoas com sangue tipo A tendem a ser saudáveis, energéticas e resistentes a doenças. No entanto, elas também são mais suscetíveis à ansiedade e ao stress. Além disso, é importante saber que este tipo sanguíneo possui anticorpos contra o sangue do tipo B, o que significa que eles são incompatíveis.

Características do tipo sanguíneo O
Já o O- só recebe doações de O-, porém, em situações emergenciais, é possível substituir pelo tipo O+. Portanto, ele é considerado o tipo de sangue mais seguro, uma vez que pode servir para os muitos tipos sanguíneos, tendo maior capacidade de salvar vidas.

"Sangue dourado" soa elegante, mas quem tem esse tipo sanguíneo corre mais riscos que a maioria da população em situações de vida ou morte. O RH nulo, também chamado de sangue dourado, é o tipo sanguíneo mais raro do mundo.

Por exemplo, as mulheres com o tipo sanguíneo AB, A, B ou O negativos devem redobrar a atenção na hora de ser mãe. Assim sendo, caso o parceiro tenha o fator RH positivo e transmita essa característica para o feto, é possível que o corpo da mulher crie uma rejeição ao próprio filho.

Se é AB, tem antígenos A e B em seus glóbulos vermelhos. Já quem é O não tem nem A nem B e é considerado o doador universal. Por isso é tão importante que esses voluntários mantenham suas doações com regularidade”, explica Denise.

E sim, como você diz em sua pergunta, Rh- é mais raro que Rh +, e isso se deve a uma questão genética. Certamente você sabe que existem genes recessivos e genes dominantes. O gene que determina Rh+ é dominante e o gene que determina o Rh- é recessivo.

Verduras, legumes e feijões que devem ser evitados por quem tem tipo sanguíneo B são: azeitona, alcachofra, lentilha, tomate, grão de bico, broto de feijão e feijão preto. Para grãos e cereais, podem te prejudicar: farinha de trigo, flocos de milho, gérmen de trigo, fubá e trigo-sarraceno.

Em relação a fertilidade, não existem evidências de que casais com tipos de sangue iguais ou diferentes entre si sejam mais ou menos férteis. Já em relação a gestação, quando a mulher é negativa e o homem é positivo, existe a chance do bebê ser positivo.

O sangue O Negativo é conhecido como universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo de sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais pois é o sangue que salva em situações de emergência.

Tipo B: flexíveis e menos vulneráveis a doenças, os indivíduos do tipo B apresentam uma atividade mental mais agitada e se harmonizam facilmente com todas as pessoas. São os profissionais do 'bem', que preferem a inteligência e a paz.

Quando os progenitores tem sangue O+ e A+ os filhos podem ter os seguintes tipos sanguíneos: O+ ou A+ ou O- ou A-.

Cada pessoa herda 2 genes (um da mãe e outro do pai) que controlam a produção dos antígenos do sistema ABO. Se ambos, mãe e pai, são A, (dizemos que ambos têm genótipo IAIA), o descendente, obrigatoriamente, apresentará antígenos A em suas hemácias pois herda 2 gens do tipo A, expressando seu genótipo também como IAIA.

O tipo considerado “doador universal” é o O-, enquanto o AB+ pode receber de todos os outros tipos. A chamada compatibilidade sanguínea é sempre observada no processo de doação para evitar problemas de coagulação no receptor.