Qual a importância de saber o tipo sanguíneo?

Perguntado por: vfigueiroa . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

A tipagem sanguínea é o processo de identificação do grupo sanguíneo de um paciente. Trata-se de uma informação imprescindível para diversas situações, principalmente em tratamentos, transfusões, doação de sangue e na gestação.

A tipagem sanguínea é o processo de coleta e análise do sangue do paciente para identificar a qual grupo sanguíneo ele pertence. Além de facilitar na hora do atendimento, também é importantíssimo saber o tipo sanguíneo para doações de sangue, transfusões e para o período gestacional.

A descoberta do Sistema ABO revolucionou a medicina, uma vez que permitiu a compreensão da incompatibilidade entre alguns tipos sanguíneos.Com essa descoberta, as transfusões ficaram mais seguras e mais vidas foram salvas.

A importância da tipagem sanguínea se deve ao fato de que, em caso de transfusão de sangue, é necessário que o tipo sanguíneo do doador seja compatível com o tipo sanguíneo do receptor. Caso contrário, a transfusão pode desencadear uma reação imunológica grave, que pode levar a complicações graves e até mesmo à morte.

Determinar a tipagem sanguínea é de suma importância no pré-natal, pois ajuda a evitar a eritroblastose fetal, isto é, a incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o feto.

sangue B

O sangue B é considerado um grupo mais raro. Como possui anticorpos contra o tipo A ele é considerado anti-A. Quem possui o sangue B só pode receber sangue dos tipos “B” e “O”. AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos.

Além disso, pessoas do tipo O negativo podem apenas receber transfusões do mesmo grupo sanguíneo. Por isso, a demanda por esse tipo sanguíneo está sempre em alta. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável.