É possível fazer um teste de DNA com escovas de dente?

Perguntado por: aribeiro2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

É possível realizar a identificação de um indivíduo através de sua escova de dentes em cerca de 90% dos casos. O DNA Reference é o único laboratório a realizar esse tipo de exame quando o sigilo é exigido.

Todos precisam colocar suas digitais nos papéis preenchidos, além de assinar os mesmos. Por estas razões, não é permitido realizar teste de DNA com fios de cabelo de uma escova, escova de dentes, copo usado ou de forma escondida de uma das partes.

A diferença é que ao invés de comparecer ao laboratório para realizar a coleta do material genético, você recebe um kit de autocoleta em casa e coleta as amostras, depois envia para o nosso laboratório e aí é só aguardar o resultado ficar pronto. Simples assim!

Fios de cabelo e/ou pêlos sem bulbo capilar só podem ser utilizados em casos de identificação genética pela análise do DNA mitocondrial.

As unhas possuem uma quantidade considerável de células, e por isso, com ela é possível ser realizado o exame de dna..

Uma das possibilidades é procurar a defensoria pública e, em comum acordo com a mãe, pedir a realização gratuita do exame de DNA. Outra possibilidade é realizar um exame de DNA sem o conhecimento da mãe, para evitar constrangimentos.

Análise pela PCR de quarenta (40) locos de microssatélites do DNA, ou mais, para fornecer um resultado com confiabilidade de 99,999999% na inclusão (resultado positivo) e 100% (certeza absoluta) na exclusão (resultado negativo).

Para a extração de DNA e identificação do perfil genético, são necessários de 7 a 10 fios de cabelo, contendo a raiz (bulbo). Quanto custa um exame de DNA com fio de cabelo? O custo médio de um exame de DNA com fio de cabelo varia entre R$ 400 e R$ 2.000, dependendo dos fatores mencionados acima.

O kit de paternidade anônima é fácil de utilizar e a coleta é realizada por você mesmo, através de amostras de mucosa bucal do filho e do suposto pai. Depois basta enviá-las ao laboratório, de forma anônima, para a realização da análise de DNA.

Tem como saber quem é O pai pelo tipo sanguíneo? Por isso, se o tipo sanguíneo de um filho gerar dúvidas quanto a esse assunto, a forma mais segura de obter uma resposta é realizar um teste de DNA para investigação do vínculo genético.