É possível modificar o genoma humano?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

A verdade é que sim, já é possível alterar o DNA humano a partir de um método chamado CRISPR. Funciona como um corretor ortográfico, percorrendo o DNA até encontrar a letra que se encontra mal posicionada, cortando-a e permitindo a sua correção.

3. Genômica: altera o conjunto do genoma, podendo afetar o número total de cromossomos ou os cromossomos presentes nos pares de forma individual. Esse tipo de mutação é responsável por causar algumas síndromes, como a síndrome de Down.

Controvérsias em artigos científicos
Entre os riscos a que se referem, destacam-se mutações aleatórias que ocorreriam no genoma modificado, consequências danosas às gerações futuras, extrapolação do procedimento para fins não terapêuticos e impacto negativo na percepção social acerca da edição de células somáticas.

Mas uma legítima revolução aconteceu recentemente, com a descoberta de um sistema que nos permite sondar e manipular o DNA de forma rápida e fácil, chamado CRISPR.

O conhecimento das características genéticas humanas pode ensejar discriminação, quando aliado ao poder do homem de interferir na constituição genética dos seres humanos, e poderá conduzir à prática criminosa de "limpeza étnica", gerando, com isso, uma discussão de até que ponto é ético a utilização dessas informações ...

Podem ser classificadas em alguns tipos:

  • Deficiência ou deleção: quando falta um pedaço ao cromossomo;
  • Duplicação: quando o cromossomo tem um pedaço repetido;
  • Inversão: quando o cromossomo tem um pedaço invertido;
  • Translocação: quando um cromossomo tem um pedaço proveniente de outro cromossomo.

A manipulação de genes de um determinado organismo envolve um conjunto de técnicas. Dentre as técnicas, inclui-se duplicação, transferência e isolamento de genes. Essas técnicas possibilitam a realização de vários experimentos na área da genética, com resultados surpreendentes sobre a vida.

A manipulação de genes de um determinado organismo envolve um conjunto de técnicas. Dentre as técnicas, inclui-se duplicação, transferência e isolamento de genes. Essas técnicas possibilitam a realização de vários experimentos na área da genética, com resultados surpreendentes sobre a vida.

Introduzindo ou eliminando genes nas células ES in vitro e em seguida reimplantando-as em embriões foi possível gerar camundongos transgênicos (que expressam genes exógenos) e knockouts (que não têm ou não expressam um ou mais genes presentes em animais normais).

A manipulação genética consiste em experiência científica na qual células são fundidas, genomas são manipulados pela recolocação de genes existentes ou modificados, há adição de genes extras e produção de clones, células-tronco e animais transgênicos, ou para fins de terapia gênica, mostrando que a natureza biológica ...

Desvantagens da engenharia genética:
Alto custo financeiro. Possibilidade de surgimento de novos vírus. Possível acarretar doenças em animais e humanos, devido a intoxicação ou alergia.

Manipular o código genético pode ser a chave para inúmeras melhorias, como aumentar a produção de alimentos, prevenir doenças, viver mais e com melhor qualidade.

Uma mutação genética pode afetar a célula de várias maneiras, algumas interrompem a produção de proteínas, outras podem alterar a proteína em si, fazendo com que não funcione mais como deveria ou não funcione definitivamente.