O que é medula tronco?

Perguntado por: dalegria . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 8 votos

A medula óssea é o tecido esponjoso que fica dentro de alguns dos ossos do corpo, incluindo os ossos do quadril e da coxa. A medula óssea contém células imaturas, chamadas células-tronco.

Em termos práticos, podemos afirmar que células-tronco são células que têm o potencial de recompor tecidos danificados e, assim, auxiliar no tratamento de doenças como câncer, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e doenças degenerativas e cardíacas.

A medula espinhal é responsável por conduzir informações de diversas regiões do organismo para o cérebro e deste para outras regiões. Essas informações são transmitidas por meio dos chamados impulsos nervosos.

Ela pode ser dividida em dois tipos, medula óssea vermelha e amarela. A vermelha, rica em hemácias, é responsável pela produção de células sanguíneas, e a amarela é rica em tecido adiposo e não produz células sanguíneas.

A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue, por isso, a medula óssea é considerada a fábrica do sangue.

As células-tronco podem ser obtidas a partir de fetos perdidos ou abortados. Cordão umbilical: As células-tronco podem ser obtidas a partir do sangue do cordão umbilical ou da placenta, depois do nascimento do bebê. Essas células-tronco podem produzir diferentes tipos de células sanguíneas.

As células-tronco hematopoéticas podem ser encontradas no sangue periférico e coletadas com uma máquina de aférese, que separa um componente sanguíneo específico e retorna o restante à circulação.

A medula espinhal e as meninges encontram-se no interior do canal vertebral, que se estende pelo centro da coluna vertebral. Na maioria dos adultos, a coluna vertebral é composta por 33 vértebras (ossos individuais que formam a coluna).

O histórico familiar, tabagismo, a Síndrome de Down e as síndromes mielodisplásicas são os principais fatores de risco. Não há rastreio para o câncer de medula óssea, mas é recomendado que o diagnóstico seja feito de maneira precoce, assim que identificar os sintomas e achados laboratoriais.

A medula óssea é um tecido gelatinoso que está presente nos ossos e tem como função principal produzir os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas.

A anemia aplásica é uma doença da medula óssea. Ocorre quando a medula óssea para de produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas em número suficiente para o corpo.

Doenças da medula óssea
Algumas das patologias são: anemia, decorrente de modificações da produção de hemácias – hemoglobinas; leucemias, por afecções na produção de leucócitos e por último, acometimento da produção de plaquetas.

Como, Anemia Aplástica Grave; Leucemia Mielóide Aguda; Leucemia Mielóide Crônica; Leucemia Linfóide Aguda; Mieloma Múltiplo; Linfomas e em alguns casos, tumores sólidos.

A coleta das células-tronco hematopoéticas é realizada em centros de transplante ou hemocentros públicos ou privados de todo o país autorizados pelo Ministério da Saúde e existem duas maneiras de obter estas células.

Com o avançar da idade, grande parte da medula óssea transforma-se na pluralidade da medula amarela, sendo a medula vermelha no adulto observada apenas em alguns ossos, como por exemplo no esterno, nas vértebras, costelas e nos ossos do crânio; no adulto jovem, é encontrada nas epífises proximais do fêmur e do úmero.