O que fazer se o exame de DNA der negativo?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.4 / 5 11 votos

Caso o resultado do teste de DNA seja negativo, o procedimento administrativo em relação à pessoa indicada como suposto pai é encerrado e arquivado.

Se DNA negativo, não significa que nao tem lupus, pq precisa avaliar todo a historia clinica, alterações no exame fisico e demais exames laboratoriais e de imagem. Anti DNA negativo pode indicar que a atividade da doença está controlada.

Descobri que NÃO SOU O PAI BIOLÓGICO DO MEU FILHO. E agora? Diante desta situação, é possível requerer judicialmente a DESCONSTITUIÇÃO DA PATERNIDADE através de uma AÇÃO NEGATÓRIA DE PATERNIDADE.

Tendo em vista que cada indivíduo possui 50% do seu material genético herdado da mãe e os outros 50% herdados do pai, é possível, por comparação dos perfis genéticos, obter resultados com índice de paternidade superior a 99,99%.

A maneira mais segura de identificar o pai de um bebê, é através do teste de paternidade, o exame de DNA. Entretanto, o tipo sanguíneo pode ser um caminho para essa descoberta, em alguns casos. O tipo sanguíneo do filho (a) é uma combinação entre os tipos de sangue do pai e da mãe.

O teste de DNA para paternidade pode dar um resultado falso-positivo ou falso-negativo? Os testes de paternidade podem ter resultados falsos - tanto positivos, quanto negativos. Os falso-negativos podem ocorrer devido à troca de amostras, ou negligência na operacionalização do exame, gerando interpretação duvidosa.

Fazer a análise a partir de uma amostra do sangue não seria mais confiável? A resposta é não. Tanto faz se a análise for feita pela saliva ou pelo sangue – o resultado será idêntico, já que o DNA das duas amostras é o mesmo: o seu! O material genético de todas as células do nosso corpo é igual.

Conclusão. Como visto, mentir sobre a paternidade não é crime. A conduta, entretanto, pode acarretar responsabilização da mãe na esfera cível.

Homem receberá indenização no valor fixo de R$ 20 mil por falsa paternidade. Uma mulher pagará R$ 20 mil de indenização por danos morais ao ex-companheiro que, após reconhecer a paternidade de criança e pagar pensão alimentícia por muitos anos, descobriu que não era o pai verdadeiro.

Neste caso, o pai deverá mover uma ação judicial de desconstrução da paternidade. Isso significa que é possível retirar o nome do pai do registro, desde que o exame de DNA comprove que ele não é o pai biológico.

Daí o grau de certeza de 100% quando o resultado é negativo. No caso do exame dar positivo o grau de certeza é de 99,99999%, já que as análises são realizadas em 6 a 35 genes e a diferença poderia surgir em outros pares de alelos.