Quais são os principais tipos de teste de paternidade?

Perguntado por: sconceicao4 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.7 / 5 11 votos

Já do suposto pai, podemos realizar o exame de paternidade por meio da coleta de sangue, saliva ou, até mesmo, fio de cabelo.

teste de DNA

O teste de DNA é um exame é considerado a prova de paternidade mais contundente.

Vamos cobrir aqui as três categorias mais comuns e usadas para tipos de exame de DNA.

  • DNA autossômico. Todos os seres humanos têm 23 pares de cromossomos no núcleo da maioria de suas células. ...
  • DNA cromossômico Y (ou Y-DNA/yDNA) ...
  • DNA mitocondrial. ...
  • Estimativas de etnia. ...
  • Genealogia. ...
  • Riscos para a saúde. ...
  • Outras características.

Fazer a análise a partir de uma amostra do sangue não seria mais confiável? A resposta é não. Tanto faz se a análise for feita pela saliva ou pelo sangue – o resultado será idêntico, já que o DNA das duas amostras é o mesmo: o seu! O material genético de todas as células do nosso corpo é igual.

O relatório do exemplo é positivo, ou seja, a probabilidade de paternidade é superior a 99,999%, logo verifica-se que a criança herdou um dos alelos do pai em cada marcador genético.

R$378,00

Teste de Paternidade (Duo) - R$378,00 - Labi Exames.

Quando um bebê é concebido, cada um (pai e mãe) transmite metade de seu DNA ao bebê. O Teste de Paternidade (Duo) avalia se existe relação biológica entre a criança e o suposto pai com precisão nos resultados. Não é necessário pedido médico para a realização dos exames.

Resposta: Ao contrário de exames ligados à saúde, não é necessário pedido médico ou judicial para realizar o exame de DNA em laboratórios privados, basta agendar em um laboratório de sua confiança. No entanto, ordens judiciais costumam ser necessárias para realizar os testes custeados pelo governo.

“Em 2005, pesquisadores sequenciaram o genoma do chimpanzé. Ficou constatado que nós, humanos, compartilhamos cerca de 99,6% de nosso DNA com os chimpanzés, fazendo deles nossos parentes vivos mais próximos”, explica o colunista em Na Cultura, o Centro Está Em Toda Parte, na Rádio USP (clique e ouça o player acima).

Você sabia que 96% do DNA do chimpanzé, 60% do DNA de uma mosca e 11% do DNA de um grão de arroz são semelhantes ao DNA humano?

Tendo em vista que cada indivíduo possui 50% do seu material genético herdado da mãe e os outros 50% herdados do pai, é possível, por comparação dos perfis genéticos, obter resultados com índice de paternidade superior a 99,99%.

Os preços variam entre os laboratórios, mas hoje em dia, em média, custam à partir de 500 reais, com opções até de parcelamento dependendo da empresa.

O kit de paternidade anônima é fácil de utilizar e a coleta é realizada por você mesmo, através de amostras de mucosa bucal do filho e do suposto pai. Depois basta enviá-las ao laboratório, de forma anônima, para a realização da análise de DNA.