Como descobrir o fator Rh?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 20 de julho de 2023
3.9 / 5 13 votos

A identificação do fator Rh é bastante simples de ser feita, pois basta somente adicionar uma solução de anticorpos em uma gota de sangue. Assim, se as hemácias se juntam depois de adicionar a solução de anticorpos, significa que a pessoa é sangue Rh+, e se as hemácias não se juntarem, o sangue é Rh-.

É muito simples fazer um exame de Grupo Sanguíneo e Fator Rh com o Laboratório Diagnóstico. Não precisa marcar horário e não é necessário pedido médico. Compareça a qualquer uma de nossas unidades e solicite a realização do teste.

O tipo sangüíneo e o fator RH poderão constar na cédula de identidade e na carteira nacional de habilitação caso o Projeto de Lei 1493/07 seja aprovado.

Como proceder O interessado em ter o RG com a informação sobre o seu tipo sanguíneo deverá apresentar original e cópia do laudo do laboratório com data de até dez anos, informando o tipo sanguíneo e o fator RH. Também será aceita a carteira oficial de doador de sangue.

A detecção do Rh fetal é realizada a partir de uma simples amostra de sangue periférico da gestante, através do uso da técnica RT – PCR (Reação em Cadeia de Polimerase) em tempo real em pequenas quantidades de DNA circulante.

Entre em contato por um dos canais de atendimento disponibilizados: Disque Saúde 136. Internet. Carta.

Esclarecemos que na relação de documentos listada em nosso Portal, consta as orientações para inclusão de Tipo Sanguíneo em seu RG. Documento para inclusão do tipo sanguíneo no RG (opcional).

Na ficha civil do Instituto de Identificação e no RG, o tipo sanguíneo será identificado pelos caracteres A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ ou O-.

O que é fator Rh? De forma simples e direta, o fator Rh indica se o sangue é positivo ou negativo. O nome faz referência aos macacos da espécie Rhesus, que junto com coelhos, foram os cobaias dos pesquisadores Landsteiner e Wiener para a descoberta, nos anos 40.

sangue B

O sangue B é considerado um grupo mais raro. Como possui anticorpos contra o tipo A ele é considerado anti-A. Quem possui o sangue B só pode receber sangue dos tipos “B” e “O”. AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos.

Pode um filho nascer com o sangue diferente dos pais? Há uma exceção interessante, que pode estar por trás de casos em que um filho O de fato tenha nascido de pais AB – ou de outras combinações de pais e filhos que pareceriam geneticamente impossíveis a um primeiro olhar.

A tipagem sanguínea pode ser apresentada não só por exame laboratorial específico, mas por teste do pezinho, carteira de doador ou outro documento funcional ou militar em que conste tal informação.

Cada pessoa herda 2 genes (um da mãe e outro do pai) que controlam a produção dos antígenos do sistema ABO. Se ambos, mãe e pai, são A, (dizemos que ambos têm genótipo IAIA), o descendente, obrigatoriamente, apresentará antígenos A em suas hemácias pois herda 2 gens do tipo A, expressando seu genótipo também como IAIA.

Se os pais forem A+, existe uma chance de 18,75 a 25% de terem filhos O+. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Quando os progenitores tem sangue O+ e A+ os filhos podem ter os seguintes tipos sanguíneos: O+ ou A+ ou O- ou A-.