Qual a possibilidade de um DNA da Negativo?

Perguntado por: dflores7 . Última atualização: 19 de agosto de 2023
4.8 / 5 9 votos

Isso ocorre porque o DNA de cada ser é formado pelos genes da mãe e do pai. Somente em casos raríssimos de mutação genética seria possível admitir a diferença de um gene, mas não de dois ou mais. Daí o grau de certeza de 100% quando o resultado é negativo.

O teste é realmente um instrumento de resultados assombrosos. Realizado com apuro técnico, atinge índices de acerto superiores a 99,99% uma margem de erro de menos de um em cada 10.000 testes.

Interpretar um teste de ADN é simples. Basta verificar a herança genética, releia este artigo com atenção. É muito importante que o laboratório apresente os perfis de adn dos intervenientes. A probabilidade de paternidade indica se o resultado é positivo ou negativo.

Se DNA negativo, não significa que nao tem lupus, pq precisa avaliar todo a historia clinica, alterações no exame fisico e demais exames laboratoriais e de imagem. Anti DNA negativo pode indicar que a atividade da doença está controlada.

Tendo em vista que cada indivíduo possui 50% do seu material genético herdado da mãe e os outros 50% herdados do pai, é possível, por comparação dos perfis genéticos, obter resultados com índice de paternidade superior a 99,99%.

Existem fatores que podem alterar os resultados dos exames? Como o DNA humano é único, ele não pode ser alterado por drogas, álcool, drogas, alimentos, idade, estilo de vida ou mesmo cirurgia. Porém, se o paciente já recebeu uma transfusão de sangue, o laboratório deve ser notificado, pois podem haver alterações.

Possíveis resultados do teste de DNA
Normalmente o laudo de um exame de DNA trará quais são os locos/localização cromossômica que foram estudados e a análise do laboratório sobre eles. O resultado é apresentado em laudo de simples interpretação. Em exames para definir a paternidade o resultado é sempre comparativo.

Quando o suposto pai é falecido ou será testado indiretamente por meio de seus parentes é sempre recomendada a Perícia DNA TOTAL pela PCR, mais completa (estudo de 50 locos do DNA, ou mais).

Fazer a análise a partir de uma amostra do sangue não seria mais confiável? A resposta é não. Tanto faz se a análise for feita pela saliva ou pelo sangue – o resultado será idêntico, já que o DNA das duas amostras é o mesmo: o seu! O material genético de todas as células do nosso corpo é igual.

Os resultados positivos chegam a 99,9% de precisão. Já os resultados negativos excluem o suposto pai de ser o pai biológico do filho com 100% de certeza.

6 meses

Nos casos mais complicados, o processo investigativo de paternidade pode levar até 6 meses para ser concluído, pois demandará diversas provas, audiências e testemunhas. A investigação é iniciada com a demanda que é recebida pelo juiz, a qual foi solicitada pela mãe ou até mesmo o próprio filho, quando maior de 18 anos.

Se deu inconclusivo é porque não há ligação genética entre vcs e o tal suposto irmão. O cara não é filho de seu pai.