Quem se liga com quem no RNA?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Repare que a composição é semelhante a do DNA. A diferença é que no lugar da timina, no RNA tem-se a uracila. A adenina se emparelha com a uracila: A - U. A citosina, por sua vez, se emparelha com a guanina: C - G.

O RNA é uma molécula formada por ribonucleotídeos, isto é, nucleotídeos constituídos por um grupo fosfato, uma ribose e uma base nitrogenada, que pode ser adenina, guanina, citosina ou uracila. Cada ribonucleotídeo é ligado entre si por ligações fosfodiéster, formando uma fita simples.

O pareamento das bases nitrogenadas segue o seguinte padrão de combinação: A (adenina) sempre se liga com T (timina) e C (citosina) com G (guanina) (Watson; Crick, 1953).

Cada RNAt, transportando um aminoácido específico, liga-se aos códons do RNAm através de seus anticódons. O RNAt que inicia a síntese de proteínas é o que transporta a metionina.

Para iniciar a transcrição de um gene, a RNA polimerase liga-se ao DNA do gene numa região denominada promotor.

Ligações fosfodiésteres: Os nucleotídeos sucessivos (em DNA/RNA) são ligados covalentemente por meio de pontes de grupos fosfato, em que o grupo 5'-hidroxila de uma unidade nucleotídica une-se ao grupo 3'-hidroxila do nucleotídeo seguinte por meio de ligação fosfodiéster; dessa forma, os esqueletos covalentes dos ...

Os nucleotídeos ligam-se por meio de ligações fosfodiéster, ou seja, um grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos. Essa ligação é responsável por formar um padrão de unidades de açúcar-fosfato.

Devido sua conformação física. A Timina se liga a Adenina porquê ambas se ligam por duas pontes de Hidrogênio. Já a Citosina e Guanina por terem três pontes de Hidrogênio em suas bases.

As bases nitrogenadas do DNA se pareiam sempre na mesma forma: o A é ligado ao T (A-T) e o C ligado ao G (C-G) ou vice-versa (T-A e G-C). A adenina e a timina são unidas por duas ligações de hidrogênio, já a guanina e a citosina estão unidas por três ligações.

E as duas cadeias se ligam através de fracas pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos nucleotídeos, responsáveis pela manutenção da estrutura de dupla hélice do DNA.

O RNA mensageiro (RNAm) é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, onde a proteína será produzida.

Os mRNA são responsáveis por carregar a informação genética, determinando, portanto, a sequência de aminoácidos de uma proteína. O tRNA, por sua vez, é responsável por carregar os aminoácidos que formarão a proteína a ser sintetizada.

No processo de tradução, a célula lê a informação de uma molécula chamada RNA mensageiro (RNAm) e usa essa informação para construir uma proteína.