Como foi a descoberta do RNA?

Perguntado por: urebelo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Os cientistas acreditam que, na Terra primitiva, blocos construtores de RNA (nucleotídeos) surgiram em uma sopa caótica de moléculas. Esses nucleotídeos se ligaram para formar os primeiros RNAs. Assim que eram formados, quebravam-se.

A noção de enzima=proteína, foi um conceito considerado correto até a década de 80, quando foi descoberta a existência de enzimas de RNA, as denominadas ribozimas. Esta descoberta deveu-se aos pesquisadores Thomas Cech e Sidney Altman que com isso dividiram o Prêmio Nobel de química, seis anos depois.

Rosalind Franklin nasceu em Londres, em 1920, e desde pequena chamava a atenção nas aulas de ciências. Aluna de uma das poucas escolas para meninas que ensinavam química e física naquela época, aos 15 anos já sabia o que queria para a sua vida: ser cientista.

Esse avanço experimental resolveu o problema ovo e galinha: ácidos nucleicos (especificamente RNA) veio primeiro – e mais tarde, a vida mudou para herança baseada em DNA.

Algumas de suas pistas mais cruciais sobre a estrutura do DNA vieram de Rosalind Franklin, uma química que trabalhava no laboratório do físico Maurice Wilkins. Franklin era uma especialista em uma técnica poderosa para determinar a estrutura das moléculas, conhecida como cristalografia de raios-x.

O RNA é produzido a partir de uma molécula de DNA em um processo chamado de transcrição. Na transcrição, a molécula de DNA serve como um molde para a produção de uma fita complementar de RNA. Nesse processo, a enzima fundamental é a RNA polimerase, que realiza a polimerização do RNA a partir do molde de DNA.

Qual é a função do RNA? O ácido ribonucleico apresenta a função geral de regular a transcrição e tradução de genes nas células, o que afeta diretamente a produção de proteínas e as características do organismo.

Palavras-chave: RNA interferente pequeno, expressão gênica, autoimunidade, doenças reumáticas. Recentemente tem sido demonstrada a existência de uma ligação entre RNAi e corpos GW (GWB),15,16,17 os quais pa- recem ser os sítios envolvidos na repressão da tradução de mRNAs por miRNAs.

RNA (ou ARN), ácido ribonucleico (do inglês RiboNucleic Acid).

Essa tradução é realizada pelo RNAt (RNA transportador), o qual traduz cada série de códons (trincas de nucleotídeos) presente no RNAm em um aminoácido. O RNAt apresenta uma trinca de nucleotídeos (anticódon), em uma de suas extremidades, e um aminoácido correspondente, na outra extremidade.

Algumas pesquisas demonstraram que o RNA foi o primeiro tipo de material genético formado, pois conseguiram fazer com que ele fosse produzido a partir de condições abióticas. Esse RNA produzido também possuía a capacidade de replicar-se, ou seja, produzir uma cópia de si mesmo.