Onde se encontra o nosso DNA?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

núcleo celular

Onde o DNA é encontrado? O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos do interior do núcleo celular e nas mitocôndrias. Portanto, é identificado em todas as formas de vida do planeta, com exceção de alguns vírus.

Essa molécula é formada por nucleotídeos e apresenta, geralmente, a forma de uma dupla-hélice. Nos organismos eucarióticos, o DNA é encontrado no núcleo da célula, nas mitocôndrias e nos cloroplastos. Nos procariontes, o DNA está localizado em uma região que não é delimitada por membrana, denominada de nucleoide.

Quanto DNA você compartilha com seus pais? Você herda cerca de 50% do seu DNA de cada pai, ou cerca de 3700 cM. Observe que a porcentagem não será exatamente 50%, porque existem certas partes do seu DNA que você herda apenas de sua mãe (como o DNA mitocondrial) ou de seu pai (como o cromossomo Y).

O DNA está presente em todos os organismos. Nos eucariotos o DNA fica localizado dentro do núcleo da célula; já nos procariotos, o DNA fica disperso no citoplasma. Para isolar o DNA se usa as técnicas de extração de DNA.

Qual é a função do DNA? O DNA armazena toda a informação genética da célula. A partir dele, serão sintetizadas as proteínas necessárias para o desenvolvimento e manutenção do organismo. Assim, todas as características de um ser vivo são induzidas pelas moléculas de ácidos desoxirribonucleicos.

Os mais recentes estudos mostram que cada célula do nosso corpo tem cerca de 25 mil genes distribuí- dos nos 23 pares de cromossomos. Em média, cada gene produz 4 diferentes tipos de proteínas, portanto acredita-se que cada ser humano tem cerca de 100 mil proteínas.

"Com base em seus valores equivalentes, o hidrogênio se transforma na letra hebraica yod (y), o nitrogênio na letra hey (h), o oxigênio na letra vav (v) e o carbono na letra gimel (g). Essas substituições revelam que a antiga forma do nome de Deus, YH, existe como química do nosso código genético.

ONDE ESTÁ LOCALIZADO O DNA ? O DNA pode ser detectado no núcleo (centro) de qualquer célula de um organismo, dentro de pequenos pacotes genéticos chamados cromossomos, com exceção das células vermelhas do sangue (hemáceas) que não tem núcleo e portanto não tem DNA.

A medicina atribuiu o termo "quimerismo" para caracterizar indivíduos que possuem dois tipos distintos de DNA em seus corpos. Trata-se de um fenômeno raríssimo, cuja incidência comprovada atinge apenas 40 indivíduos em todo o mundo.

Como é feito o exame de DNA
Quando a intenção é descobrir a paternidade de determinada pessoa é preciso examinar amostras de sangue do filho e do possível pai. Quando há dúvidas a respeito da maternidade, o exame também é fundamental para a retirada de dúvidas (troca de bebes na maternidade, por exemplo).

O DNA do ser humano é formado por 3 bilhões de pares dessas bases. Dentro do núcleo da célula, esse DNA se organiza de forma compactada em estruturas chamadas de cromossomos. Nós, humanos, temos 46 cromossomos (recebemos 23 da mãe e 23 do pai). Todo esse conjunto é chamado de genoma humano.

A dupla hélice da cada molécula de DNA é demasiado pequena para se observar. Apesar de o DNA ser a maior molécula na célula, só pode ser visto com um microscópio electrónico.

O DNA pode existir em muitas formações diferentes. As formações mais comuns são: DNA-A, DNA-B, DNA-C, DNA-D, DNA-E, DNA-H, DNA-L, DNA-P, e DNA-Z. Porém, só as formações de DNA A, B e Z foram encontradas em sistemas biológicos naturais.

núcleo celular

Em organismos eucariontes, a molécula de DNA é encontrada no núcleo celular e nas organelas chamadas de mitocôndrias. Já nos organismos procariontes, esse material está presente de maneira dispersa no citoplasma da célula.

A função do DNA é controlar todas as atividades do organismo, além de transmitir as informações de como proceder aos descendentes, por meio de um código formulado por uma sequência de nucleotídeos. Esses elementos disparam a produção de certas proteínas e aminoácidos.