Qual é a diferença entre genes e alelos?

Perguntado por: lgomes3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os genes são fragmentos de DNA que contém informações genéticas do indivíduo. Os alelos, por sua vez, tratam de características específicas, por exemplo: a pigmentação do olho.

Alelo: uma forma particular de um gene. O gene determina a característica, enquanto o alelo denomina a variação dessa característica. Organismos diploides recebem um alelo de cada progenitor. Genótipo: a combinação dos dois alelos em um indivíduo.

Alelos = São formas diferentes de um mesmo gene e ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos. Alelos letais = São alelos que podem ocasionar a morte de seu portador. Alelos múltiplos = São três ou mais alelos diferentes para um mesmo lócus. Cariótipo = Conjunto de cromossomos de uma determinada espécie.

O alelo é representado por letra minúscula quando é recessivo, ou seja, quando se expressa apenas aos pares (Ex.: aa). Já o alelo dominante é representado por letra maiúscula e expressa-se mesmo em dose simples (Ex.: AA ou Aa).

Cromossomos homólogos e genes alelos
Enquanto cromossomos homólogos são cromossomos iguais, genes alelos são os genes que ocupam, nos cromossomos homólogos, a mesma localização do DNA. O DNA são os dados genéticos de uma pessoa (altura, cor dos olhos, formato do queixo, entre tantos outros).

O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA (as letras A, T, C e G) que contém uma “receita” para produzir uma proteína que desempenha uma função no organismo.

Os genes não alelos, são aqueles que ocupam local diferente no nosso DNA. Por exemplo, o gene que codifica o tipo sanguíneo A é alelo do gene que codifica o tipo B, pois estão no mesmo local (locus)do nosso DNA.

Genes dominantes x genes recessivos
Sabendo-se que os seres humanos têm duas cópias da maioria dos genes, a ciência explica que cada um é herdado de um progenitor. Em alguns casos, somente uma cópia é o suficiente para alguma função ou doença. Nesse momento, existe um gene dominante e outro recessivo.

Os genes que nós herdamos são os mesmos para todos os seres humanos, já os alelos são herdados da mãe e do pai, ocorrendo sempre em pares. Esses alelos podem ser iguais (homozigotos) ou diferentes (heterozigotos), e no caso de heterozigotos, o alelo dominante é o que será expresso como característica.

O gene A e o gene a podem sofrer uma, duas, três ou várias mutações, originando uma série de múltiplos alelos que controlam o mesmo caráter. Dessa forma, podemos dizer que os alelos múltiplos se originam por mutações de genes preexistentes. Esse fenômeno também pode ser chamado de poliaelia.

Resposta. Resposta: Os alelos são genes que se encontram na mesma posição, em cromossomos homólogos, e que são responsáveis por determinar uma mesma característica. Por exemplo, em determinado par de cromossomos homólogos humanos está o par de genes alelos responsável pela cor do olho.

Os genes são segmentos de moléculas de ácido desoxirribonucleico, ou DNA, localizados no núcleo das células. Eles são considerados como as unidades da hereditariedade.