Qual é a função de um gene?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA (as letras A, T, C e G) que contém uma “receita” para produzir uma proteína que desempenha uma função no organismo.

Os genes são considerados a unidade da hereditariedade, pois contêm as informações – que são transferidas dos pais para os filhos – necessárias para orientar a produção de moléculas de RNA (ácido ribonucleico, do inglês, ribonucleic acid) e proteínas, que são determinantes na formação de todo o organismo.

Os genes são unidades de informação hereditária que formam os cromossomos. Nesse sentido, é possível dizer que o gene nada mais é do que uma sequência específica do DNA que contém as instruções necessárias para a síntese de uma proteína ou molécula de RNA.

Gene é uma região do cromossomo que é responsável por expressar alguma característica do ser vivo, ou seja, uma proteína, é uma região com códons que indicam aminoácidos de uma proteínas.

Os genes são segmentos de ácido desoxirribonucleico (DNA) que contêm o código para uma proteína específica que funciona em um ou mais tipos de células no organismo. Cromossomos são estruturas dentro das células que contêm os genes de uma pessoa.

Genes dominantes x genes recessivos.

O que é expressão gênica? A expressão gênica é o processo no qual as instruções contidas no DNA são convertidas em um produto funcional. As propriedades dos produtos de expressão dão origem ao fenótipo do organismo.

Para introduzir esse assunto, é necessário que se tenha em mente o dogma central da biologia molecular, o qual descreve que o fluxo da informação genética, basicamente, se inicia com o código genético na fita de DNA (ácido desoxirribonucleico), que é transcrita para RNA no núcleo celular, sendo este transcrito ...

resposta: c) O gene é uma sequência de nucleotídeos em que está contida a informação que será usada para a síntese de proteínas.

Os genes localizam-se nos cromossomos contidos no interior dos núcleos celulares e são formados por um tipo especial de molécula orgânica denominada ácido desoxirribonucléico (DNA). Tanto as moléculas de DNA como as moléculas de proteínas são formadas por subunidades.

Para iniciar a transcrição de um gene, a RNA polimerase liga-se ao DNA do gene numa região denominada promotor. Basicamente, o promotor informa à polimerase onde "se sentar" no DNA e começar a transcrever. A região promotora precede (e ligeiramente sobrepõe-se) à região transcrita, cuja transcrição especifica.

Os Genes Alelos são uma variação de genes. São caracterizados por estarem localizados no mesmo lugar nos cromossomos homólogos, o lócus. O gene é responsável por armazenar e reproduzir os dados genéticos de um indivíduo.

Todos os seres vivos são constituídos por células, sendo estas, portanto, a unidade morfológica dos organismos vivos; As células realizam importantes atividades em seu interior e, por isso, são as unidades funcionais dos seres vivos; Uma célula é formada apenas a partir de outra célula preexistente.

Gene: É a parte funcional do DNA genômico que carrega toda a informação genética de um organismo e que será passada de uma geração para a outra. 9. Genoma: O conjunto completo de fatores hereditários contidos nos cromossomos.

Genes e ácidos nucléicos
Tanto a molécula de DNA como a de RNA são constituídas de unidades menores chamadas de nucleotídios. Cada nucleotídio é formado por um grupo fosfato, um açúcar (desoxirribose no DNA e ribose no RNA) e uma base nitrogenada.

Os óvulos e espermatozoides têm, cada um, 23 cromossomos - conjunto denominados de cariótipo. Durante a fecundação eles se unem e totalizam 46, ou seja, são formadas 23 partes que recebem o nome de homólogos. Já as células formadas por cromossomos são denominadas de diploides (2n).