Como apareceram os genes?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Alguns genes provavelmente tiveram sua origem nos primeiros dias de vida na Terra, mas um número grande surgiu há poucos milhões de anos, segundo estudos. Os mais jovens evoluíram depois que a nossa própria espécie se separarou dos macacos.

Os genes são pedaços do DNA. O pai da Genética é o monge Gregor Mendel, responsável por experimentos que foram a base para o entendimento da hereditariedade. Dentro do núcleo celular dos organismos eucarióticos, o material genético se compacta, formando os cromossomos. As mutações são alterações que afetam os genes.

em 1909

O que é um gene:
A palavra "gene" foi criada em 1909 pelo botânico dinamarquês Wilhelm Ludvig Johannsen. Gene é uma sequência de nucleotídeos distintos que fazem parte de um cromossomo. Cada gene codifica uma determinada sequência de uma cadeia polipeptídica (união de aminoácidos que formam a proteína).

Os filhos herdam dos pais as informações genéticas contidas nos genes e a partir disso desenvolvem suas características; Os genes são transmitidos através dos gametas (espermatozoides e óvulos), de uma geração a outra.

Mendel é considerado o pai da genética, pois descobriu várias coisas relativas à hereditariedade. Por causa de seus estudos e experimentos com ervilhas, a genética avançou e hoje temos uma infinidade de artigos e pesquisas nessa área que são úteis para o entendimento da vida.

Para introduzir esse assunto, é necessário que se tenha em mente o dogma central da biologia molecular, o qual descreve que o fluxo da informação genética, basicamente, se inicia com o código genético na fita de DNA (ácido desoxirribonucleico), que é transcrita para RNA no núcleo celular, sendo este transcrito ...

Os genes estão dentro dos cromossomos, os quais se encontram no núcleo da célula. Um cromossomo tem de centenas a milhares de genes. Cada célula humana normal contém 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos.

Uma mutação é uma alteração num gene que pode ocorrer de forma espontânea ou ser induzida por fatores externos, tais como agentes químicos e radiações (raios-X, raios gama e radiação ultravioleta), que são chamados de agentes mutagênicos.

Transferência horizontal de genes foi descrita pela primeira vez no Japão numa publicação de 1959 que demonstrou a transferência de resistência a antibióticos entre espécies diferentes de bactérias.

A noção básica do conceito de gene foi introduzida por ​Mendel​. Ele utilizava palavras como caráter e fator para descrever os agentes que se segregariam na herança particulada, como demonstrou em seu trabalho em ​1865​, redescoberto em ​1900​.

Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais. Essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial.

Esse material se encontra reunido em estruturas celulares chamadas cromossomos.

Mistura de genes
O que você vê fisicamente é a mistura dos genes (pequenas partes do DNA, ou seja, moléculas que coordenam o nosso desenvolvimento) do seu pai e da sua mãe. Mas, ainda que você seja a mistura dos dois, o DNA de ninguém é igual – é o que causa as diferenças e semelhanças com nossos parentes.

Durante os quatro anos que passou na França, Rosalind Franklin foi se aperfeiçoando no uso da cristalografia de raios-x, técnica utilizada para criar imagens de elementos microscópicos. Foi por meio dela que, já no King's College, a química conseguiu fotografar uma molécula de DNA.

Estudando as moscas Drosophila melanogaster, o pesquisador Thomas Hunt Morgan e seus colaboradores da Universidade de Columbia mostraram, no ano de 1911, que os genes estão localizados nos cromossomos e são as unidades da hereditariedade.

O Projeto Genoma Humano constatou a presença de aproximadamente 20-25 mil genes, que geram cerca de 400 mil proteínas.