O que vem a ser heterozigoto?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 15 votos

Os heterozigotos ou híbridos, como também são chamados, são organismos que apresentam alelos diferentes no mesmo loco em cromossomos homólogos.

Heterozigoto: um indivíduo heterozigoto é aquele que apresenta dois alelos diferentes para determinado gene.

O conceito de heterozigoto define os indivíduos que possuem pares de genes com alelos distintos entre si. Assim, os gametas heterozigóticos, diferentes dos homozigóticos, podem somente manifestar as características presentes no gene dominante.

Se ele é normal, geneticamente ele poderia ser Aa, aA ou AA. Para que esse homem tenha um filho albino, ele necessariamente também precisa ser portador do gene, ou seja, ser heterozigoto. Essa chance de ser heterozigoto dentre as possibilidades genotípicas de ser normal é, então, de 2/3.

Resposta. Resposta: Homozigoto e Heterozigoto. Na genética, os seres homozigotos possuem pares de genes alelos idênticos, enquanto que os heterozigotos caracterizam os indivíduos que possuem dois genes alelos distintos.

O que é recessividade? Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

Heterozigoto: Possui a mutação em um dos cromossomos. Está associada com aumento dos níveis de protrombina e risco aumentado para eventos tromboembólicos.

Os alelos dominantes são aqueles que se expressam tanto em homozigose quanto em heterozigose, já os recessivos se expressam apenas em homozigose. Hoje em dia é bem clara a ideia de que as características de cada ser vivo são determinadas pelos genes, uma sequência de nucleotídeos localizada no DNA.

Dominância incompleta = Indivíduo heterozigoto que apresenta um fenótipo intermediário diferente dos homozigotos. ⇒ Dominante = O alelo expressa-se em condição homozigótica e em condição heterozigótica (AA ou Aa).

O indivíduo homozigoto apresenta dois alelos iguais e produz gametas com os mesmos alelos. O indivíduo heterozigoto, também chamado de híbrido, apresenta alelos diferentes e produz gametas com alelos diferentes.

Polimorfismo pode ser mantido pela seleção que favorece o heterozigoto, e este mecanismo é usado apra explicar a ocorrência de alguns tipo de variação genética. Um exemplo comum é o caso onde o heterozigoto possui tanto vantagem quanto desvantagem, enquanto o homozigoto possui apenas desvantagem.

O cruzamento entre heterozigotos resulta em uma proporção fenotípica 3:1, onde 75% dos indivíduos são normais e 25% são albinos, mas a proporção genotípica é 1:2:1, pois 25% dos filhos são AA, 50% Aa e 25% aa.

Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.