Quando o brócolis está amarelo pode comer?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Se você observar que o brócolis amarelou no topo, aproveite o legume o quanto antes porque ele já iniciou o processo de apodrecimento. No entanto note que nem sempre é possível aproveitar o brócolis quando amarela, porque começou a mofar e seu gosto é ruim. Na dúvida, descarte o brócolis amarelo.

amarelinho você pode consumir se ele não estiver. fedendo. é sinal de que tá muito bom. e você deve cozinhar assim não vamos desperdiçar alimentos.

Em suma, quando está próprio para o consumo o vegetal possui um odor suave, característico de uma hortaliça fresca. Por outro lado, se apresenta um cheiro mais forte que o normal, azedo ou podre, significa que os brócolis estragaram. Portanto, não devem ser consumido.

Ele contém níveis particularmente altos de um glucosinolato chamado glucorafanina. Então, quando você corta brócolis, libera uma enzima chamada mirosinase das células vegetais. Portanto, esta enzima reage com glucosinolatos e a glucorafanina e produz um composto chamado sulforafano.

O brócolis deve ser armazenado em geladeira, dentro de um saco plástico perfurado, de preferência de cor escura, por até 5 dias. Se a hortaliça for mantida em condição ambiente, ela deve ser consumida no mesmo dia em que foi efetuada a compra.

Independentemente da solução escolhida, após o período de descanso, lave os floretes de brócolis ou couve-flor em água corrente fria. Você pode utilizar um escorredor para facilitar o serviço. Feita a lavagem, o seu alimento já pode ser consumido cru ou dar aquele toque especial na receita de sua preferência.

Além de combinar com diversos pratos, o vegetal ainda pode ser consumido em sua totalidade: as folhas, flores e talos são comestíveis e rendem receitas saborosas, como sugere a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

O brócolis é uma ótima fonte das vitaminas A, C, E e K, além de ter ferro, potássio, cálcio e fósforo na sua composição. As funções cognitivas e cerebrais são beneficiadas pela vitamina K, ácido fólico e magnésio, logo, o raciocínio melhora, assim como a concentração.

Para congelar o brócolis é necessário cortar esse vegetal, separando os floretes e higienizado-os, um a um, com água corrente. Isso irá facilitar o processo de congelamento (e descongelamento) do brócolis.

A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante cerca de 20 minutos para evitar a perda de vitamina C. Uma forma fácil de fazer isso é cozinhar o brócolis em uma espagueteira com pouca água. O brócolis é um excelente complemento para o macarrão alho e óleo.

Dica: Utilize água gelada para interromper o cozimento do brócolis mais rapidamente e garantir a cor bem verdinha. Retire o brócolis da água gelada e deixe secar em uma peneira ou sobre um pano.

Para garantir que o processo de cozimento seja cessado, coloque o brócolis cozido em um recipiente com água bem gelada. Se você não tiver água gelada à disposição, utilize a água em temperatura ambiente e acrescente gelo. Assim, ficará mais fácil manter a cor verde deste belo vegetal.

5 minutos

Leve uma panela média com água (o suficiente para cobrir os floretes) e leve ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, coloque os floretes e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até começarem a ficar macios — cuidado para não cozinhar demais, verifique o ponto espetando com um garfo.

O ideal é deixar o brócolis na geladeira até o momento que você for prepará-lo. Você pode utilizar um saco plástico para isso, de preferência na cor escura, mas lembre-se de remover toda a umidade antes de guardá-lo.

Forre a parte de baixo do pote de sua escolha com um pano limpo ou com folhas de papel toalha. Em seguida, espalhe os floretes de brócolis (e seus talos) por cima. Caso tenha uma quantidade grande de brócolis, use mais um pano ou folha de papel toalha para separar em camadas. Isso ajuda a conservar por mais tempo.

Faça um buquê de brócolis.
Basta colocar o buquê, com o caule para baixo, em um copo ou vaso com água até à metade. A parte com os arbustos (a cabeça) deve ficar fora do vaso. Coloque na geladeira. Ao armazenar os brócolis desta forma, a duração vai de cinco a sete dias.