Quando a próstata é preocupante?

Perguntado por: dxavier8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

O aumento benigno da próstata passa a ser um problema quando ela dificulta a passagem da urina, porque, ao crescer, a próstata pode obstruir a uretra, o canal que passa por dentro dela. Os sintomas que a HPB provoca quando há obstrução da uretra são: aumento das micções durante a noite.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

É a chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), ou simplesmente próstata aumentada. Ela pode passar dos 20 gramas para até 120 gramas, nos casos mais graves.

Muitos médicos usam um ponto de corte para o PSA de 4 ng/ml ou superior para decidir se um homem pode precisar de mais exames, enquanto outros recomendam um nível mais baixo, a partir de 2,5 ou 3 ng/ml. A maioria dos homens sem câncer de próstata tem níveis de PSA inferiores a 4 ng/ml de sangue.

Indicações em Hipertrofia Prostática Benigna (HPB)
Todavia para próstatas benignas com dimensões superiores a 120g, a cirurgia de retirada de todo tecido (adenoma) é a melhor opção.

O câncer de próstata é um tumor maligno que surge primariamente na próstata. É mais frequente entre os entre os 60 e 70 anos de idade e tem altos indices de cura quando diagnosticado precocemente. Estima-se que a cada 10 homens, 7 possam ser curados quando descobrirem esse tumor.

Que sintomas podem indicar um câncer de próstata? Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. Caso haja suspeita, os exames indicados são toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA) através de exame de sangue.

Sangue na urina, dor nas costas e fadiga são alguns dos principais sintomas do câncer de próstata. É preciso ficar atento a eles, pois as chances de cura são grandes quando o diagnóstico é feito precocemente. O problema é que, em geral, tais sinais só se manifestam em uma fase avançada da doença.

Este crescimento, muitas vezes, eventualmente, causa problemas com a micção, devido à compressão exercida sobre a uretra, onde a próstata aumenta de tamanho. Este crescimento em si não é perigoso e por isso são chamados de "hiperplasia prostática benigna."

O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.

Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

Níveis de PSA maiores que 100 ng/mL geralmente significam doença avançada com metástases à distância. A elevação de fosfatase ácida sugere doença avançada, enquanto que elevação de fosfatase alcalina sugere a presença de metástases ósseas.

É muito comum as pessoas pensarem que todo aumento da próstata deve ser resolvido na mesa de cirurgia, só que isso não é necessariamente verdade. A intervenção cirúrgica depende, entre outros fatores, dos sintomas relatados pelo paciente e da intensidade dessas queixas — quando se sabe não ser uma neoplasia maligna.