Como conviver com uma hérnia inguinal?

Perguntado por: osalgado . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Somente devem ser evitados grandes esforços, como carregar ou levantar peso, para facilitar a cicatrização. Por isso, o repouso costuma ser indicado entre 7 a 14 dias. Em geral, não é necessário manter uma dieta específica.

Toda hérnia inguinal, mesmo que assintomática , deve ser tratada. Em um prazo não muito longo, até 10 anos, a maior parte dos pacientes com hérnia inguinal terá complicações.

A gravidade da hérnia inguinal não tratada pode variar dependendo de vários fatores, como o tamanho da hérnia, a presença de complicações e a saúde geral do indivíduo. No entanto, quando não tratada, a hérnia inguinal pode levar a complicações graves, como o encarceramento e o estrangulamento da hérnia.

Portanto, entre o que não se pode fazer quando tem hérnia inguinal está a musculação e qualquer outra atividade física que exerça pressão intra-abdominal, como corrida, levantamento de peso, futebol e outros.

Há sintomas comuns que podem indicar que você está com uma hérnia inguinal, sendo os mais frequentes aqueles que estão relacionados ao desconforto na área da pélvis e da virilha e que podem se agravar com esforços físicos, como caminhadas mais intensas e carregar peso, e com a prática de atividades físicas, como ...

Juliana Satake, fisioterapeuta, reforça que é possível ter qualidade de vida e viver sem dores mesmo com a presença de uma hérnia de disco.

Em geral, as hérnias inguinais e umbilicais que são sintomáticas e não respondem a mudanças na dieta e no estilo de vida podem ser tratadas com cirurgia. Hérnias incisionais também podem exigir cirurgia, especialmente se causarem sintomas ou risco de complicações.

Existe tratamento para hérnia inguinal? A hérnia inguinal somente pode ser tratada através da cirurgia. Isso porque, por se tratar de um defeito estrutural, é desta forma ela consegue ser corrigida.

Nesses casos, a dor é mais intensa e o intestino pode até mesmo se romper, o que agrava ainda mais o quadro. O paciente pode piorar rapidamente e, se não tiver tratamento imediatamente, pode ir a óbito em decorrência das complicações e infecções que poderão surgir.

O tratamento para hérnia de parede abdominal é cirúrgico. No entanto, em alguns casos ela pode regredir sozinha, como quando são pequenas ou em bebês. O procedimento cirúrgico é o único tratamento efetivo. Assim, é indicado mesmo em casos sem a manifestação de sintomas, a fim de evitar complicações e problemas futuros.

Nos casos de pacientes diagnosticados com um quadro não urgente, a realização de exercícios físicos leves, como caminhadas, natação e aeróbicos não intensos, é liberada. Realizar exercícios mais pesados pode agravar o quadro e demandar uma intervenção de urgência, o que aumenta os riscos de complicações.

As atividades físicas não têm relação direta com as atividades realizadas. , tênis e corrida geralmente podem ser realizadas, desde que não causem dor ou desconforto ao paciente. É extremamente importante seguir as recomendações do seu médico.

“O ideal é sempre evitar movimentos que provoquem aumento da pressão intra-abdominal, como levantar peso, por exemplo. A dor deve ser um sinal de alerta ao praticar atividades físicas permitidas, como tênis e natação, em caso de sintomas é necessário parar a atividade imediatamente”, explica.

Outras alternativas que auxiliam no anseio de como aliviar a dor de hérnia na virilha podem ser as compressas frias na região ou o uso de roupas íntimas com sustentação. Lembrando que essas opções devem ser sempre alinhadas com o seu médico, e não serão a cura para a sua hérnia inguinal.