Porque a Gardnerella sempre volta?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Quando as concentrações de Gardnerella sp. aumentam, devido a fatores que possam interferir no sistema imunológico e microbiota genital (higienização incorreta, múltiplos parceiros sexuais ou lavagem genital frequente), probabilidade da mulher desenvolver uma infecção vaginal conhecida como vaginose bacteriana ou ...

Acostume-se a dormir sem calcinha, pois a vagina precisa “respirar”; Não utilize sabonetes comuns, que têm pH diferente, para limpar a região genital. Opte por sabonetes íntimos; Mulheres que usam algum dispositivo intrauterino, como DIU, têm mais risco de apresentar vaginose, fique atenta.

O diagnóstico é confirmado pela avaliação das secreções vaginais. O tratamento é feito com metronidazol oral ou tópico ou clindamicina tópica.

A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que provoca a vaginose bacteriana, uma infecção que acontece na região da vagina. Esta bactéria faz parte da flora normal do organismo da mulher, principalmente das que são sexualmente ativas.

A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que faz parte da flora normal, principalmente das mulheres sexualmente ativas.Ela encontra-se entre os grupos causadores das vaginoses bacterianas.

Saiba quais são eles:

  1. Consumo excessivo de açúcar: – Sabe aquele docinho depois do almoço? Então, tente equilibrar. ...
  2. Pães: – Sabe aquele pãozinho do café da manhã ou do lanche? ...
  3. Massas: – Adivinha qual é componente que mais tem abundância na massa? ...
  4. Frutas Ácidas:

Algumas bactérias são bem-vindas e outras são prejudiciais, como no caso da Gardnerella, uma bactéria que quando presente no endométrio, a parede interna do útero da mulher, pode causar abortos ou impedir a implantação do embrião.

Introdução: A Gardnerella vaginalis facilita a infecção pelo papilomavírus humano (HPV).

Diversos estudos demonstraram que as taxas de cura da Gardnerella vaginalis são semelhantes com uso de medicamentos tópicos e orais, tais como metronidazol e clindamicina, porém o custo da medicação e a satisfação das pacientes devem ser levados em conta.

Camomila e calêndula: ervas calmantes. O banho de assento é recomendável para corrimentos e coceiras. Vinagre de maçã: tem a função de deixar o PH vaginal mais ácido. O banho de assento é recomendável para Gardnerella.

Gynopac (tioconazol, tinidazol e secnidazol) é indicado no tratamento de vulvovaginites (infecções e inflamações da vulva – região externa dos genitais femininos - e da vagina) causadas por Candida, Trichomonas e Gardnerella, isoladas ou mistas.

Em relação ao metronidazol usado por via intravaginal, a taxa de efeitos colaterais é mais baixa e costuma ficar restrita à região genital, sendo o corrimento vaginal o efeito adverso mais comum. Sintomas gastrointestinais costumam surgir em menos de 5% dos pacientes, uma taxa 50% mais baixa que nos comprimidos.

Só há indicação de tratamento em pacientes sintomáticas (queixa clínica de corrimento vaginal); ou resultado positivo para Gardnerella no citopatológico de pacientes que vão realizar um procedimento ginecológico (histerectomia ou interrupção da gravidez), visto risco de infecção cirúrgica.

A pomada vaginal de Tioconazol e Tinidazol serve tanto para o tratamento da candidíase, quanto para outras infecções vaginais, como tricomoníase ou gardnerella. Sua forma genérica é encontrada pelo nome Tioconazol + Tinidazol, cujas embalagens contêm 7 aplicadores vaginais.