Porque a fístula incha?

Perguntado por: ezaganelli . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 2 votos

A área pode inchar-se rapidamente caso haja vazamento de sangue para os tecidos circundantes.

A fístula arteriove- nosa (FAV) é o melhor acesso vascular para esta finali- dade, pois apresenta poucas complicações e possibilita o tratamento por longo prazo, prolongando, assim, a vida destes pacientes2. As principais complicações da FAV são: trombose, infecção, pseudoaneurisma e, mais raramente, isquemia distal3.

Dependendo do caso, o médico pode indicar a administração de medicação anticoagulante, para evitar a formação de coágulos e diminuir os riscos da trombose da fístula arteriovenosa, ou recomendar a suspensão temporária do uso de medicamentos para diminuir a pressão arterial.

Se a estenose for muito severa poderá bloquear completamente o fluxo sanguíneo através da fístula, e até mesmo provocar a trombose e oclusão da mesma. Em qualquer uma das situações acima, uma vez que o fluxo sanguíneo através da tenha parado, significa que o seu acesso trombosou.

O que acontece se eu não operar a fístula? Um dos maiores riscos é a formação de um novo abscesso. Além disso, a dor e desconforto podem continuar presentes na região. Com o passar do tempo uma fístula não tratada pode ir se tornando mais complexa e a cirurgia para correção cada vez mais difícil.

A fístula perianal raramente implicará em grande risco para a vida do paciente, mas essa doença causa limitações importantes e raramente cicatrizará espontaneamente. O quadro tem relação com as chamadas infecções de tratamento cirúrgico e, portanto, a escolha da melhor cirurgia fará toda a diferença.

Como é muito raro que uma fístula se cure espontaneamente, costuma ser necessário realizar intervenção cirúrgica, inclusive, para evitar complicações como a formação de um abcesso. Em alguns casos de fístula complexa ou quando o paciente tem doença de Crohn, por exemplo, o seton pode ser um grande aliado do tratamento.

Então, fique atento se você ou alguém próximo apresentar algum dos seguintes sinais e sintomas:

  • Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  • Vermelhidão e calor no local afetado;
  • Dor ou sensação de peso;
  • Rigidez da musculatura.

Uma das complicações mais frequentes da fístula arteriovenosa (FAV) para hemodiálise é o desenvolvimento de um aneurisma. A formação de aneurismas geralmente decorre de um enfraquecimento da parede venosa devido às repetidas punções, e sua rotura causa hemorragia intensa que pode levar à morte.

Em alguns casos é possível fechar o trajeto da fístula utilizando cola ou nitrato de prata, que irá destruir o tecido doente. Apesar de preservarem a anatomia da região, esses métodos não são tão efetivos quanto uma intervenção cirúrgica.

O período mais crítico da formação da fístula gira entre o quinto e o décimo dia de pós-operatório.

Quais cuidados devo ter após a cirurgia de fístula? Nos primeiros dias deve-se cuidar para não apertar o curativo e não molhar.

Teoricamente você pode fazer qualquer tipo de exercício físico, desde que tenha condições físicas e suporte os exercícios.

Uma das vantagens desse procedimento é que os sintomas e incômodos gerados pela insuficiência renal são amenizados e o paciente volta a ter qualidade de vida. Quando não está em sessão, a pessoa pode ter uma rotina normal, trabalhando, estudando e realizando suas atividades diárias, enquanto não está em sessão.

Infelizmente, mesmo com tratamento adequado e cura completa, um abscesso ou fístula podem retornar. Se um abscesso retorna, é possível que haja uma fístula que precisa ser tratada. Se uma fístula retorna, é provável que uma cirurgia adicional seja necessária para tratar o problema.