Quando o estrogênio cai?

Perguntado por: ualbuquerque6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Se um óvulo não é fertilizado e implantado, cerca de quatro dias antes do início da menstruação, o corpo lúteo deixa de produzir progesterona e estradiol, e os níveis de ambos os hormônios no sangue caem novamente. Esse processo desencadeia o início da menstruação (6).

“Isso pode ser causado pela síndrome dos ovários policísticos , tumores nos ovários, câncer da glândula adrenal, síndrome de excesso de aromatase ou, então, pelo uso de alguns medicamentos”, explica Janayne.

Ardências, dor durante a relação sexual, atrofia local, podendo incluir fissuras na pele, vaginites e vaginoses, queda de libido e dificuldade para atingir o orgasmo são sintomas relacionados à falta de níveis ideais de estrogênio na vagina.

Sintomas de estrogênio baixo

  • Ciclos irregulares ou ausência.
  • Pele seca.
  • Oscilação de humor.
  • Falta de libido e secura vaginal.
  • Distúrbios do sono.
  • Fogachos / Calorões noturnos.

Tratamentos para baixo estrogênio

  1. Consuma Alimentos Ricos em Fitoestrógenos. ...
  2. Use suplementos naturais. ...
  3. Mantenha um Peso Saudável. ...
  4. Reduza o Estresse. ...
  5. Evite produtos químicos que possam interferir com os hormônios. ...
  6. Consulte um profissional de saúde para obter orientações.

O exame de estradiol mede os níveis deste hormônio no sangue. O estradiol é um tipo de estrógeno cujas concentrações no corpo variam conforme o período menstrual em mulheres. Após a menopausa, os níveis de estradiol caem e ficam constantes.

Produção de estrogênio
Nas mulheres, a produção do estrogênio é intimamente relacionada com o ciclo menstrual. A síntese de estrogênio é regulada por outros dois hormônios chamados de gonadotrofinas, o FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante), secretados pela hipófise.

Os estrógenos naturais – estradiol, estriol e estrona – são os mais utilizados na reposição hormonal.

Os relatos da medicina popular indicam que mulheres utilizam o chá das folhas de Amora para o tratamento dos sintomas do climatério e da TPM (Tensão Pré-menstrual). Acredita-se que as folhas possuem substâncias com atividade semelhante ao estrógeno produzido pelos ovários, compostos estes chamados de fitoestrógenos.

Esses medicamentos agem impedindo o estrogênio de atuar nas células do câncer de mama:

  • Tamoxifeno.
  • Fulvestranto.
  • Inibidores de aromatase.
  • Ablação ovariana.

A forma mais comum em muitos lugares é fazer isso por meio de comprimidos à base de estrogênio, que são bastante práticos e usualmente ingeridos diariamente. Outra escolha muito comum são as injeções, que podem ser mensais ou trimestrais.

A reposição hormonal com estrogênio e progesterona costuma ser indicada para mulheres que ainda possuem útero. Já a terapia apenas com estrogênio é indicada para mulheres que precisaram retirar esse órgão, por conta de alguma alteração de saúde.

aumento de 41% de derrames cerebrais; aumento de 113% de embolias pulmonares; aumento de 26% de câncer de mama; redução dos riscos de fraturas ósseas em 34%;