Qual exame detecta espasmos no coração?

Perguntado por: erocha9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 3 votos

A angiografia também pode detectar espasmo de uma artéria.

Essa alteração usualmente é desencadeada por situações de estresse agudo emocional ou físico, seja a morte de uma pessoa querida, a perda do emprego, o rompimento de um relacionamento afetivo, um acidente automobilístico com graves consequências, crises de asma.

Normalmente, as pessoas não percebem os batimentos do seu coração. Entretanto, muitos podem perceber os batimentos de seu coração quando algo faz com ele bata com mais força ou mais rapidamente que o normal. Geralmente, esses batimentos rápidos e fortes são uma resposta normal do coração (taquicardia sinusal).

Mas o pior mesmo é quando os espasmos podem desiquilibrar e provocar um acidente. Podem ser fracos e espaçados, e depois ir aumentando a frequência e força, até dar fortes contrações como se fosse uma convulsão. Quando eles começam, se eu fizer uma pressão em cima das pernas, consigo inibir a reação temporariamente.

São contrações involuntárias dos músculos que podem se manifestar em qualquer grupo muscular do corpo. Esses espasmos podem ser inofensivos ou então indicadores de quadros graves, por isso é importante consultar um médico quando eles persistem.

Bloqueadores de canais de cálcio (nifedipina, diltiazem e verapamil) são considerados como os agentes de escolha para o tratamento da angina vasoespástica. A associação com nitratos é eficaz. Geralmente são exigidas doses elevadas durante os primeiros 3-4 meses de tratamento.

O espasmo da artéria coronária é identificado pela elevação significativa do segmento ST no ECG ou pela observação de um espasmo reversível durante o cateterismo cardíaco. O teste é realizado, com maior frequência, em laboratório de cateterismo cardíaco.

Coração acelerado, falta de ar, tremores, angústia, apreensão, suor excessivo, tensão muscular estão entre os sintomas provocados pelo transtorno de ansiedade. E o problema, além de afetar e acelerar os batimentos cardíacos, pode favorecer o desenvolvimento da hipertensão arterial e também arritmias.

Os principais sintomas de um espasmo muscular incluem tipicamente dor aguda nas costas ou no pescoço, dependendo do local da lesão ou da condição subjacente, acompanhada por uma sensação de aperto muscular intenso, que pode ocorrer em “ciclos” que duram de alguns segundos a vários minutos.

Doença neurológica causa movimentos de torção involuntários pelo corpo. A distonia é um distúrbio neurológico que causa contrações musculares involuntárias graves, em qualquer região do copo, como se fosse um espasmo, mantido por certo tempo.

Os espasmos musculares podem ser um sinal de doenças como a distonia, uma condição neurológica que é capaz de causar espasmos musculares dolorosos, além de ser um sinal de lesão por esforço repetitivo e hipocalemia, uma deficiência de cálcio.

Tremores no corpo
Quando estamos ansiosos, o nosso corpo se prepara para lidar com o causador da apreensão demasiada. Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo.

Determinados medicamentos, estimulantes como a cafeína, privação de sono, fadiga excessiva, praticar exercícios físicos antes de dormir e ansiedade podem agravar os espasmos noturnos.