Pode passar bicarbonato na estomatite?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Mas e o bicarbonato, pode? Não é aconselhado aplicar bicarbonato de sódio diretamente na ferida, pois causa dor intensa e ardência.

Dissolva uma colher de chá de bicarbonato de sódio em meio copo de água, fazendo o bochecho no máximo três vezes por dia. A receita, no entanto, é um paliativo. Se você tem afta de maneira recorrente, o ideal é procurar um médico. Ele poderá fornecer uma orientação mais precisa de como curar as aftas.

O tratamento para estomatite ocorre por meio de medicamentos, então é fundamental procurar um especialista para confirmar a condição e sua causa: condições de causas virais são tratadas com antivirais, por exemplo. O profissional de saúde também pode prescrever analgésicos para aliviar a dor.

O bicarbonato de sódio é extremamente abrasivo e, se for usado sem controle de proporção e tempo, pode facilmente causar danos ao esmalte dentário. Por isso, ele não é recomendado durante a sua higiene bucal diária e seu uso deve ser sempre acompanhado por um dentista.

Outra coisa importante é manter a boca da criança sempre limpa, para evitar infecção maior das feridas. A limpeza pode ser feita com gaze e água limpa ou através da escovação comum dos dentes. Geralmente, as aftas saram com uma ou duas semanas de cuidados.

Essas soluções ácidas ajudam a combater as bactérias que proliferam na placa. Do mesmo modo, uma solução de bicarbonato de sódio (1 colher de chá) e água oxigenada (2 colheres de sopa) em um copo d'água morna também oferece um ótimo efeito contra a gengivite.

Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.

Hexomedine é um spray oral com ação antisséptica e anestésica local. O medicamento trata as inflamações da cavidade oral e garganta, inibindo a multiplicação de microrganismos presentes na mucosa em caso de faringites, aftas, estomatites e inflamação e infecção na garganta que acometem as amígdalas e faringe.

Diagnóstico da estomatite herpética
Em alguns casos, pode ser necessário recorrer a exames de laboratórios para identificar o tipo do vírus ou determinar outras possíveis causas da doença. Estabelecer o diagnóstico diferencial é de extrema importância para conduzir o tratamento adequado.

colocar gelo na úlcera para diminuir o desconforto; usar saquinhos de chá de camomila ou lavanda para acalmar a afta; considerar suplementos se houver deficiências nutricionais, como vitamina B12; experimentar remédios naturais, como extrato de própolis verde, que mostrou eficácia na redução das recorrências de aftas.

“Embora o bicarbonato tenha ação de diminuir o ph da saliva, causando um certo alívio na dor, a forma que ele é aplicado chega a agravar a lesão, causando uma maior complexidade no tratamento profissional”, explica.

AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.

Medicamentos Anti-inflamatórios Para Boca

  • Omcilon A Orabase Aspen 10g. 20% OFF. ...
  • Triancinolona Pomada 1mg/g Genérico Prati 10g. ...
  • Triancinolona Acetonida 1mg Genérico Germed Pomada 10g. ...
  • Mud Oral 1mg/g Eurofarma 10gr Pomada. ...
  • Colujet 1mg/g Cimed Pasta 10g.
  • Triancinolona Pomada Bucal Eurofarma 10g.
  • Artren 100mg Merck S/A 10 Cápsulas.

Os casos em que a estomatite é de origem fúngica, são indicados medicamentos antifúngicos, como a nistatina, que geralmente é encontrada na forma de suspensão oral, a nistatina líquida. Mas normalmente em casos de crianças o tratamento é feito à base de analgésicos.

A escovação dentária com creme dental com flúor previne as doenças bucais comuns, como cárie. A especialista recomenda que a limpeza seja feita pelo menos duas vezes por dia, após as refeições. “E particularmente antes de dormir.

A tetraciclina, entre outros, constitui um antibiótico para estomatite bastante utilizado, exceto nos casos onde ainda se esteja a verificar a formação de dentes permanentes, sob o risco de os tornar mais escurecidos.