Como escovar os dentes com estomatite?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Após as refeições a acidez da boca aumenta. Por isso é muito importante escovar bem os dentes depois de comer, principalmente enquanto está com aftas na boca, para que as ajude a sarar e para evitar futuras feridas. É recomendado que se passe a escova de forma leve e com cuidado, para não agravar o machucado.

Outra coisa importante é manter a boca da criança sempre limpa, para evitar infecção maior das feridas. A limpeza pode ser feita com gaze e água limpa ou através da escovação comum dos dentes. Geralmente, as aftas saram com uma ou duas semanas de cuidados.

A dica é escovar bem os dentes, não pulando nenhuma área, inclusive a que apresenta a lesão. Para isso, passe a escova de dentes com leveza e cuidado, para não piorar os machucados. E não deixe de usar o creme e fio dental, logo sua cavidade bucal estará recuperada.

Tratamento da estomatite

  • Evitar bebidas e alimentos quentes.
  • Evitar alimentos salgados, condimentados e à base de citrinos.
  • Tomar analgésicos, como ibuprofeno (é um anti-inflamatório)
  • Gargarejar com água fria, caso exista uma queimadura na boca.

Cuidado especial na escovação

  1. posicione a escova dental a 45 graus da linha da gengiva;
  2. massageie-a num movimento para trás e para frente;
  3. mova a escova para cima e para baixo, para trás e para frente usando movimentos curtos para limpar as superfícies externas e internas dos dentes.

O consumo de bebidas frias também ajuda por norma a aliviar os sintomas, todavia deverá evitar as bebidas ácidas (laranja e limão, por exemplo) e carbonatadas (refrigerantes), assim como comer alimentos picantes, duros e salgados, que pelo contrário, podem agravar a dor, sendo por isso importante adotar uma dieta ...

A escovação dentária com creme dental com flúor previne as doenças bucais comuns, como cárie. A especialista recomenda que a limpeza seja feita pelo menos duas vezes por dia, após as refeições. “E particularmente antes de dormir.

Enxaguantes bucais com álcool também podem irritar a afta e piorar o quadro. Quando usar diluições para bochechos, sempre cuspa o líquido no final, nunca o engula. Pasta de dente não servem para tratar as aftas e ainda podem piorá-las, pois várias marcas contém sódio-lauril-sulfato.

Aliás, algumas sugestões são mais prejudiciais do que benéficas, como aplicar sal, bicarbonato de sódio, pasta de dente ou álcool diretamente sobre a afta.

Qualquer boa pasta de dentes contém propriedades antimicrobianas que podem reduzir o inchaço e a dor das aftas da boca. Aplique a pasta de dentes usando um cotonete.

O tratamento da estomatite leva cerca de 10 a 14 dias e envolve o uso de medicamentos que ajudam o organismo do paciente a combater o vírus da herpes. Pacientes que sentem muita dor devido às lesões ou apresentam febre também podem fazer o uso de medicamentos analgésicos ou antitérmicos.

A estomatite costuma ter duração de 7 e 15 dias e não possui um tratamento eficaz, o que se deve fazer é medidas para tentar aliviar a dor. Além disso, a presença das aftas pode fazer com que as crianças se recusem a escovar os dentes, levando ao mau hálito e o sangramento na gengiva.

E, por causa da dor, falta de apetite e irritabilidade. O pequeno também pode babar bastante, porque, novamente, em função da dor de garganta, não consegue engolir sequer a própria saliva. O ciclo costuma durar de dez a 15 dias.

1 – Parodontax
Trata-se da maior referência em cremes dentais para gengivite. Ela mantém uma vedação segura entre as gengivas e os dentes, impedindo o acúmulo de bactérias. Este creme dental também previne o sangramento gengival e contribui para o fortalecimento dos dentes.

“A inflamação gengival é causada pela presença da placa bacteriana, que deve ser removida com a escova. Quanto mais dura for, maior o trauma e o sangramento gengival”, alerta.